Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


De acordo com a Portaria MS/SNVS nº272, de 8 de abril de 1998, a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional deve ser constituída obrigatoriamente de, pelo menos, um profissional farmacêutico e nutricionista, habilitados e com treinamento específico para esta prática. É restrita ao farmacêutico a avaliação da prescrição da nutrição parenteral, excluindo a manipulação, controle de qualidade, conservação e transporte da nutrição parenteral que cabe apenas ao profissional nutricionista.

Julgue o item subsequente.


Entre os principais fármacos utilizados no tratamento da angina, estão inclusos os nitrovasodilatadores, os antagonistas dos receptores beta-adrenérgicos e os antagonistas dos canais de Ca2+. Esses agentes antianginosos melhoram o equilíbrio do fornecimento e a demanda de O2 do miocárdio, aumentando o fornecimento ao dilatar a vasculatura coronariana e/ou reduzindo a demanda ao diminuir o trabalho cardíaco.

Julgue o item subsequente.


Os analgésicos estão entre as substâncias mais frequentemente envolvidas nas exposições e fatalidades em humanos. Usar analgésicos em excesso, por exemplo, pode comprometer o organismo e facilitar o surgimento de graves complicações.

Julgue o item subsequente.


Alguns fármacos são aplicados nas mucosas da conjuntiva, nasofaringe, orofaringe, vagina, colo e uretra. Em alguns casos, como na aplicação do hormônio antidiurético sintético na mucosa nasal, o objetivo é a absorção localizada. A absorção pelas mucosas ocorre rapidamente.

Julgue o item subsequente.


As principais vias de administração parenteral são a intravenosa, a subcutânea e a intramuscular. A absorção a partir dos tecidos subcutâneos e intramusculares ocorre por difusão simples ao longo do gradiente existente entre o depósito de fármaco e o plasma. A taxa de absorção é limitada pela área das membranas capilares absortivas e pela solubilidade da substância no líquido intersticial. A injeção parenteral dos fármacos tem algumas vantagens em comparação com a administração oral. Em alguns casos, a administração parenteral é essencial para que o fármaco seja liberado em sua forma ativa, como ocorre com os anticorpos monoclonais. Em geral, a biodisponibilidade é mais rápida, ampla e previsível quando o fármaco for administrado por via injetável.