Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


A primeira meta do Plano Nacional de Educação 2014-2024 é universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo,70% (setenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final de sua vigência.

Julgue o item que se segue.


O seguinte problema foi apresentado a uma criança: Paula tinha 12 flores e sua mãe lhe tomou 7 flores. Quantas flores Paula tem agora? Esse tipo de questionamento é chamado de “problema comparativo”, pois exige do estudante a capacidade de comparar elementos e identificar diferenças entre conjuntos.

Julgue o item que se segue.


Na proposta freiriana, qualquer indivíduo é capaz de construir conhecimento, podendo ser considerado produtor de cultura. Dessa forma, é fundamental que os processos educativos ofereçam aos alunos oportunidades de confrontar seus conhecimentos com informações embasadas, sólidas e significativas para a reconstrução e a reconstrução de novas noções, por meio da prática dialógica. Compreende-se, portanto, que Freire reconhece a importância dessa prática dialógica na construção do conteúdo da ação educativa, possibilitando maneiras diversas de formular e organizar o currículo, sob uma perspectiva libertadora.


Julgue o item que se segue.


A Ecologia lida com três níveis de hierarquia biológica: os organismos, as populações desses organismos e as comunidades dessas populações. Essa interação acontece entre fatores bióticos e abióticos. O primeiro tipo diz respeito aos elementos não vivos, como minerais, nutrientes, níveis de salinidade, de luz solar, temperatura, tipo de solo, disponibilidade de água e o oxigênio. E os elementos abióticos dizem respeito aos organismos vivos, tais como predadores, presas, crescimento da quantidade de comida, como plantas e algas, por exemplo. A terceira categoria constituinte das partes básicas do objeto da ecologia é o bioma. Este representa um ambiente delimitado pelas similaridades físicas, incluindo a vegetação e o clima. Podem ser de dois tipos: terrestres e aquáticos.

Julgue o item que se segue.

O currículo é compreendido como o fruto de uma construção coletiva e democrática. Ele visa a definir os conhecimentos a serem aprendidos e ensinados pelos alunos, assim como a permitir as práticas educativas críticas, reflexivas e contextualizadas. Dessa forma, o currículo deve prever ações educativas pautadas na dialogicidade, as quais representam um ato primordial na busca do conhecimento daqueles que fazem o processo educativo no seu dia a dia.