Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O conhecimento crítico das relações entre os seres humanos e o mundo surge como resultado de um jogo intelectualista que se constitui fora da prática, afirma Paulo Freire. A prática, nesse contexto, está compreendida nas situações concretas que são codificadas para serem submetidas à análise crítica.
mostrar texto associado
Um aspecto central do desenvolvimento cognitivo e social durante a vida acadêmica, na graduação, é em “tornar-se estudante”, tendo em vista, inclusive, conquistar espaço e sucesso dentro da comunidade de determinado curso. Nesse processo, os estudantes recebem a influência de diversas fontes e forças modeladoras, que atuam em seu desenvolvimento cognitivo, bem como em outros aspectos relacionados ao modo como experimentam e se adaptam às expectativas da vida acadêmica. Entre elas, destacamos as experiências avaliativas a que são submetidos na graduação.
mostrar texto associado
É do subsolo marinho que o Brasil retira a maior parte de sua produção de petróleo e gás natural. A indústria de petróleo, principalmente em águas marinhas profundas, vem apresentando forte crescimento nos últimos anos, passando por uma profunda transformação. A instalação e operação de plataformas e dutos, trânsito de embarcações e instalações de terra interferem diretamente na zona costeira, determinando o crescimento de cidades e modificando as atividades socioeconômicas das populações locais, incluindo a região da bacia do Rio Amazonas.
mostrar texto associado
O comportamento cíclico da economia moderna começou a ser percebido e registrado entre o final do século XVI e o início do século XVII, confundindo-se com o avanço do sistema capitalista de produção e da industrialização sob influência da Escola Contemporânea, porém, os estudos sobre a economia estiveram mais preocupados com os determinantes do crescimento no longo prazo do que com as oscilações de curto e médio prazo.
mostrar texto associado
O envelhecimento da população mundial é um fenômeno novo ao qual mesmo os países mais ricos e poderosos ainda estão tentando se adaptar. O que era no passado privilégio de alguns poucos passou a ser uma experiência de um número crescente de pessoas em todo o mundo. Envelhecer no final deste século já não é proeza reservada a uma pequena parcela da população. No entanto, no que se refere ao envelhecimento populacional, os países desenvolvidos diferem substancialmente dos subdesenvolvidos, já que os mecanismos que levam a tal envelhecimento são distintos.