Filtrar


Questões por página:

Leia o texto e observe figura a seguir.

“[...] os documentos originais podem ser digitalizados dentro ou fora da instituição produtora. Se adotada a digitalização na instituição produtora, o procedimento ainda pode ser executado de forma centralizada ou descentralizada.”

Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020. Rio de Janeiro: Conarq, Câmara Técnica Consultiva,2021. p.12

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020. Rio de Janeiro: Conarq, Câmara Técnica Consultiva, 2021. p.13.


Considerando a publicação do CONARQ Diretrizes para a digitalização de documentos de arquivo nos termos do Decreto nº 10.278/2020, em especial aquelas destinadas ao processo de digitalização centralizado na instituição produtora (conforme esquematizado na figura acima), identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) Os processos de 1.1,1.2 e 1.3 são compostos por atividades relacionadas às fases de recepção, conferência e preparação dos documentos originais pela UTD.


( ) Nos processos 1.4 e 1.5, é atribuída a presunção de autenticidade ao representante digital e inicia-se a gestão do representante digital pelos sistemas informatizados institucionais.


( ) Nos processos 1.6 e 1.7, é importante utilizar boas ferramentas computacionais de composição do documento digitalizado em seu formato final e de autenticação digital, utilizando a ICP-Brasil para garantir a autoria da digitalização e a integridade do documento e de seus metadados.


( ) No processo 1.8, é fundamental selecionar um escâner apropriado e configurar no software de digitalização os metadados automatizados de identificação e indexação.


( ) No processo 1.9, é preciso verificar a integridade da organização física dos documentos originais digitalizados e a integridade física dos documentos originais.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


Leia o texto a seguir.

“A captura consiste em declarar um documento como documento arquivístico ao incorporá-lo num SIGAD [...].”

Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.2. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2022, p.56.

De acordo com a versão 2 do e-arq Brasil, adotada pelo CONARQ em junho de 2021, são ações de captura em um SIGAD:

Leia o texto a seguir.

“O processo de limpeza de acervos de bibliotecas e arquivos se restringe à limpeza de superfície e, portanto, é mecânica, feita a seco.”

Fonte: CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial,2000. (Como fazer, v.5), p.27.


A respeito do processo de higienização do espaço físico e dos mobiliários destinados ao armazenamento de documentos arquivísticos, analise afirmativas a seguir:


I. A forma mais eficiente e adequada de limpeza do piso é com aspirador de pó.


II. Para remover sujidades incrustadas na superfície das estantes, pode ser utilizada, excepcionalmente, uma solução de metilcelulose + álcool a 50%.


III. É permitido o uso de solventes e produtos químicos, pois evaporam rapidamente e evitam a umidade residual.


Está(ão) CORRETA(S):

Leia o texto a seguir.

“A tipologia documental é a ampliação da diplomática em direção à gênese documental [...].”

Fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Diplomática e tipologia documental em arquivos.2. ed., rev., ampl. Brasília: Brinquet de Lemos,2008, p.7.


Considerando os objetos e os campos de aplicação da diplomática e da tipologia documental, analise afirmativas a seguir:


I. O objeto da diplomática é a configuração interna do documento, o estudo jurídico de suas partes e os caracteres para atingir a autenticidade.


II. O objeto da tipologia documental é configuração externa da lógica artificial que embasou a seleção do gênero documental, a variabilidade limitada e a junção do actio com o conscriptio.


III. O campo de aplicação da diplomática gira em torno do verídico quanto à estrutura e à finalidade do ato jurídico.


IV. O campo de aplicação da tipologia documental gira em torno da relação dos documentos com as atividades institucionais/pessoais.


Está(ão) CORRETA(S):

Leia o texto a seguir.

“Pode-se concluir, então, que os documentos arquivísticos digitais são fortemente dependentes do registro de metadados.”

Fonte: ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2011, p.78.


A respeito do uso dos metadados para a gestão, preservação e acesso de documentos arquivísticos digitais, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) Um dos objetivos do registro de metadados é fornecer informações necessárias para garantir a autenticidade dos documentos.


( ) Alguns metadados podem ser extraídos e registrados automaticamente, com auxílio de um software, facilitando o trabalho do produtor do documento.


( ) Premis é um padrão de metadados utilizado para apoiar as ações de preservação dos documentos.


( ) Metadados estruturais auxiliam a gestão de direitos e devem ser armazenados em separado.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: