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Questões por página:

Leia o texto a seguir.

“A investigação preliminar é o alicerce para a elaboração do Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos. O órgão precisa investir tempo e pessoal nesta etapa para fornecer uma base sólida para as atividades subsequentes.”

Fonte: CRUZ, Emília Barroso. Manual de gestão de documentos.2. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Arquivo Público Mineiro,2013. (Cadernos Técnicos do Arquivo Público Mineiro; n.3), p.35.

A respeito da investigação preliminar, também conhecida como diagnóstico, analise as afirmativas abaixo:


I. Um dos objetivos é identificar fatores que afetam as práticas de arquivamento.


II. Para ter um conhecimento profundo das atividades, da regulamentação e do contexto sociopolítico no qual a instituição opera, é preciso pesquisar para além das fronteiras da instituição.


III. Antes de começar, é importante verificar se o órgão participou recentemente de projetos que envolveram análise corporativa, como reengenharia de processos, planejamento estratégico e análise de riscos.


Estão CORRETAS as afirmativas:

Leia o texto a seguir.

“[...] o reconhecimento da profissão de arquivistas no Brasil chegou em 1978, mediante a Lei 6.546, de 4 de julho de 1978, que regulamenta a profissão.”

Fonte: SOUZA, Kátia Isabelli Melo de. Arquivística: visibilidade profissional: formação, associativismo e mercado de trabalho. Brasília: Starprint,2011, p.59.


De acordo com o disposto na Lei Federal nº 6.546/1978, são atribuições dos arquivistas, EXCETO:

Leia o texto a seguir.

“Michel Duchein foi quem conseguiu melhor defender e sistematizar a aplicação do princípio de respeito aos fundos, pois [...] ele ligou, firmemente, sua concepção de fundo de arquivo à existência jurídica, administrativa e estrutural da organização.”

Fonte: SOUSA, Renato T. Barbosa. A classificação como função matricial do que-fazer arquivístico. In: SANTOS, Vanderlei Batista dos; INNARELLI, Humberto Celeste; SOUSA, Renato T. Barbosa. Arquivística: temas contemporâneos: classificação, preservação digital, gestão do conhecimento. Brasília: SENAC,2013.p.123.


São critérios formulados por Michel Duchein para definição do organismo produtor de fundos, EXCETO:

Leia o texto a seguir e observe a figura.

“O modelo de informação apresenta o conceito de pacote de informação, que é fundamento de um repositório OAIS. Ele é um container conceitual, composto pelo objeto digital a ser preservado e todos metadados necessários associados a esse objeto.”


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: ROCHA, Cláudia Lacombe. Gestão e preservação de documentos digitais. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (org.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Editora FGV,2020, p.119.


Considerando os conceitos básicos e fundamentos do modelo OAIS e os seus modelos de pacote de informação, de referência e funcional, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) O modelo OAIS prevê 3 agentes diferentes na interação com o repositório: produtores, consumidores e administrador.


( ) Produtores são as pessoas ou sistemas que interagem com o repositório OAIS para acessar os objetos digitais preservados.


( ) No pacote de informação do modelo OAIS, a informação de conteúdo compreende o objeto digital a ser preservado (cadeia de bits) e os metadados técnicos (denominados informação de representação).


( ) No pacote de informação do modelo OAIS, os metadados que compõem a informação de descrição de preservação podem ser classificados em 3 grupos: SIP, AIP e DIP.


( ) No pacote de informação do modelo OAIS, a informação de empacotamento pode ser organizada em 4 grandes grupos: referência, proveniência, fixidade e contexto.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Leia o texto a seguir.

“[...] o uso que sociedade faz de seus arquivos é, naturalmente, multifacetado, cambiante no tempo e disperso, sendo, entretanto, possível estabelecer basicamente três categorias, ligando-as a seus objetos e seus sujeitos.”

Fonte: BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG,2014, p.311.


A respeito do uso multifacetado dos documentos, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente a categoria de uso com o seus respectivos objeto e sujeito.


COLUNA I

1. Uso acadêmico

2. Uso prático

3. Uso popular

COLUNA II

( ) objeto: prático

( ) objeto: informativo

( ) objeto: especulativo

( ) sujeito: homem comum

( ) sujeito: pesquisador

( ) sujeito: profissional (técnico)


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: