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As empresas, instituições e organizações produzem, ao longo de sua trajetória, uma vasta quantidade de documentos fundamentais para a preservação da Memória Institucional. Essas informações, encontradas em diversos suportes, devem ser reunidas, fazendo-se mais do que necessária a concentração desses acervos, armazenados e organizados corretamente com a finalidade de estarem disponíveis para consulta, porque retratam não só as atividades de uma instituição, mas a época em que está inserida, o tempo e o espaço que ocupa na sociedade, facilitando-se, assim, o entendimento da instituição como um todo.

Está INCORRETO o que se afirma em:

Em 2011, foi promulgada a Lei nº 12.527, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas a todo cidadão brasileiro. Uma das ações do governo para viabilizar esse acesso foi a criação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que está presente em todos os órgãos e entidades do poder público.

NÃO corresponde a um desses objetivos:

A Ciência Aberta é um movimento que propõe mudanças estruturais na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. É um novo modo de fazer ciência, mais colaborativo, transparente e sustentável. A virtualização da biblioteca, seus conteúdos digitais de domínio público, oferece diferenciais que contribuem para a disseminação da informação, universalizando o acesso, tornando-a cada vez mais acessível e democrática. A partir dessa informação, NÃO contribui para os objetivos do movimento Ciência Aberta:

A qualidade do serviço de referência depende, essencialmente, de uma avaliação sistemática de todos os procedimentos que envolvem o processo de suporte informacional, verificando se os objetivos propostos estão sendo alcançados. Com base no objetivo de uma avaliação sistemática, analise as afirmativas a seguir


I. Assegurar a qualidade dos serviços prestados aos usuários.


II. Promover estudos de satisfação dos usuários identificando os determinantes para qualidade em serviço de referência;


III. Avaliar a eficiência dos indicadores de qualidade para produtos e serviços, considerando mais os aspectos técnicos que humanos.


IV. Analisar a produtividade da equipe de bibliotecários e auxiliares e sua capacidade de trabalhar de forma colaborativa e resiliente.


V. Avaliar a eficiência dos processos no alcance dos objetivos propostos para o serviço de referência no processo global sem o foco no usuário.


Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

O serviço de Referência tem como objetivo atuar como suporte informacional de seus usuários, a partir do uso eficiente das tecnologias da informação e do conhecimento das fontes e repositórios bibliográficos nacionais e estrangeiros disponíveis dentro e fora da biblioteca. Com essa perspectiva, analise os fatores a seguir que melhor definem como as TIC`s, qualificam o atendimento ao usuário de bibliotecas:

I. Centrar esforços na computação e no armazenamento em nuvem, tecnologias altamente acessíveis pela comunidade interna e externa institucional.

II. Promover a acessibilidade, independentemente do tipo de necessidade especial, sem prejuízos ao usuário.

III. Possibilitar o compartilhamento de ferramentas computacionais. utilizando a Internet para acessar os conteúdos de qualquer local. sem barreiras geográficas.

IV. Substituir o atendimento presencial do bibliotecário pelo atendente virtual robotizado, ampliando as possibilidades de acesso aos conteúdos.

V. Explorar o máximo que as tecnologias da informação podem oferecer, tais como o uso da web, compartilhamento da informação, videoconferência, atendimento on-line, acesso a conteúdos digitais entre outros.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas: