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É notório que a gestão de pessoas é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos: estrutura organizacional adotada, cultura que existe em cada organização, características do contexto ambiental, negócio da empresa, processos internos e outras variáveis importantes. Considerando a sua aplicação no setor público, analise os itens a seguir e escolha a opção CORRETA.
I. A gestão por competências no setor público apresenta características únicas, afinal a questão da estabilidade gera desafios adicionais relacionados ao plano de carreira dos servidores.
II. O plano de carreira do servidor pode estar dissociado da gestão por competências, afinal a carreira pública apresenta características incompatíveis com a sua aplicação.
III. É importante que cada indivíduo faça a sua atividade de acordo com seus padrões de desempenho pessoais, o que pode ou não atingir objetivos organizacionais estratégicos.
IV. O processo de gestão de pessoas no setor público deve ser contínuo e envolver toda organização, garantindo comprometimento e satisfação em relação à organização, às atividades realizadas e ao resultado entregue.
V. Os líderes devem ser orientados a acompanhar de perto seu time, devendo mostrar conhecimento sobre as dúvidas que eventualmente surgirem e monitorando a equipe para evitar desajustes e conflitos.
Estão CORRETOS apenas os itens:
Assim como Juran e Feigenbaum, W. Edwards Deming tornou-se um dos mais reconhecidos e influentes pioneiros da qualidade, especialmente no Japão e, mais tarde, nos EUA. Sobre os princípios de Qualidade que foram propostos por Deming, assim como o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), avalie as afirmações a seguir.
I. Um dos quatorze princípios propostos por Deming apresenta o direcionamento para que não se dependa do processo de verificação e validação para o atingimento da qualidade.
II. Um dos quatorze princípios propostos por Deming apresenta o direcionamento para que se institua treinamento no próprio local de trabalho.
III. No ciclo PDCA, a fase Plan pode incluir a identificação do problema, a investigação de causas raízes e a proposição e planejamento de soluções.
IV. No ciclo PDCA, a fase Do é responsável pela atuação sobre os desvios observados para corrigi-los. Se necessário, faz o replanejamento das ações de melhoria.
É CORRETO apenas o que se afirma em
A definição de Projeto do Project Management Body of Knowledge PMBOK® é: “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. Considerando, também, que gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos, considere as seguintes afirmações.
I. No gerenciamento de projetos, as partes interessadas (stakeholders) são pessoas ou organizações (por exemplo, clientes, patrocinadores, organização executora ou o público) ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser positiva ou negativamente afetados pela execução ou término do projeto. As partes interessadas podem exercer influência sobre o projeto e requisitos, mas não sobre os membros da equipe de projeto.
II. O PMBOK ® é uma metodologia de gerenciamento de projetos que descreve os processos de gerenciamento de projetos e suas melhores práticas na forma de um padrão ou framework, semelhante às normas da ISO (International Organization for Standardization). Os passos de execução e a correspondente sequência estão distribuídos nos processos, que, por sua vez, fazem parte das áreas de conhecimento.
III. Além do agrupamento dos processos por área de conhecimento, o PMBOK também agrupa os processos por Grupos de Processos. Além dos grupos de Iniciação e Encerramento, um projeto pode transitar entre os grupos de Planejamento, Execução, Controle e retornar para o Planejamento, prosseguindo no caminho regular na sequência até o seu encerramento.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Em atividades de Coaching, algumas das responsabilidades do Coach podem ser relacionadas, como descobrir, esclarecer e alinhar-se ao que o cliente quer atingir; incentivar a autodescoberta do cliente; provocar soluções e estratégias geradas pelos clientes; responsabilizar o cliente pelos compromissos assumidos. Considerando o Coaching, avalie as seguintes afirmações.
I. Um dos benefícios da aplicação de Coaching nas organizações é o aspecto da Liderança: o coaching como forma de potencializar o desempenho e o desenvolvimento de habilidades técnicas, de gestão de conflitos, de planos sucessórios entre outros efeitos. Outros benefícios são aspectos de Desempenho Superior, Cultura Organizacional, Aprendizagem Organizacional, Carreira, Empreendedorismo e Desenvolvimento Organizacional.
II. O Rapport é uma relação mútua de confiança, e compreensão entre as pessoas envolvidas no processo de Coaching, que envolve empatia e confiança de tal forma que o emparelhamento facial e corporal são dispensáveis.
III. As atividades de Coaching seguem um processo iterativo, em que as atividades de mapeamento do Estado Atual, projeção do Estado Desejado e construção do Plano de Ação ocorrem de forma recursiva, promovendo ajustes no plano de ação a cada sessão conforme a evolução na fase de projeção do Estado Desejado. A fase de acessar o Estado Original deve ser executada no início do processo de Coaching.
É CORRETO apenas o que se afirma em