Filtrar


Questões por página:

Conforme Iamamoto (2008), o Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social realiza-se em diferentes dimensões do universo da profissão; analise-as.

I. Em seus instrumentos legais e nas requisições institucionais.

II. Nas expressões e manifestações coletivas da categoria e nos seus instrumentos legais.

III. No trabalho profissional desenvolvido nos diferentes espaços ocupacionais e no ensino universitário.

IV. Nas articulações com outras entidades de Serviço Social e com outras categoriais profissionais e movimentos sociais organizados e no marco legal das políticas sociais.

Estão corretas apenas as afirmativas

Sobre a origem da seguridade social, assinale a afirmativa INCORRETA.

A dimensão ética da profissão, em sua origem, reproduz os princípios éticos fundamentados na filosofia tomista, no positivismo e no pensamento conservador. Acerca dos fundamentos da ética profissional fincados neste arranjo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A natureza humana é considerada a partir de uma ordem universal mutável.

( ) A ação profissional é concebida como uma vocação a ser exercida por indivíduos dotados de um perfil ético-moral dado por qualidades e habilidades adquiridas no processo de formação profissional.

( ) O homem é dotado de livre arbítrio; sendo assim, capaz de liberdade; contudo, existem os vícios que o afasta da perfectibilidade a qual tende a natureza humana.

( ) A autorrealização da pessoa humana supõe a moralidade voltada à objetivação dos valores universais que adquirem sentido absoluto e se dirigem à perfectibilidade humana.

A sequência está correta em

De acordo com a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) são desenvolvidos de acordo com os seguintes princípios, EXCETO:

Acerca da questão social, segundo a perspectiva histórico-crítica, analise as afirmativas a seguir.

I. A expressão começa a ser utilizada no século XX para explicar o fenômeno do pauperismo.

II. A intervenção estatal confronta-se com a questão social, fragmentando-a e recortando-a como problemáticas particulares.

III. A partir da concretização de possibilidades econômico-sociais e políticas segregadas na ordem do capital concorrencial, a questão social se põe como algo de “políticas sociais”.

IV. Para os pensadores laicos, as manifestações imediatas da questão social são vistas como o desdobramento da sociedade moderna, de características inelimináveis de toda e qualquer ordem social.

Estão corretas apenas as afirmativas