Filtrar


Questões por página:
Em relação à Resolução 007/2003 do CFP sobre a elaboração de documentos referentes à avaliação psicológica, considere as seguintes afirmativas:

1. São modalidade de documentos que podem ser elaborados pelo psicólogo: a declaração, o parecer, o atestado e o laudo/relatório.
2. A não observância das normas relatadas no manual de elaboração de documentos referentes à avaliação psicológica não constitui falta ético-disciplinar, relacionada com o exercício profissional do Código de Ética Profissional do psicólogo.
3. A Declaração e o Parecer psicológico são documentos decorrentes da avaliação psicológica, embora muitas vezes não apareçam dessa forma.
4. Nem toda comunicação por escrito decorrente de avaliação psicológica deverá seguir as diretrizes descritas no manual elaborado pelo Conselho Federal de Psicologia.

Assinale a alternativa correta.
Quanto à documentação que está sob sua responsabilidade, produzida ao longo de seu exercício profissional em uma instituição jurídica, o psicólogo deve pautar sua atuação no Código de Ética do Psicólogo (CFP, 2005). Em relação à atitude adequada que o psicólogo deve assumir, de forma que resguarde o Código de Ética, no que diz respeito tanto a sua relação com a instituição como à documentação, em caso de demissão, exoneração ou extinção de sua função, é correto afirmar:
A Resolução nº 007/2003 do Conselho Federal de Psicologia (publicada em 14 de junho de 2003) institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica, e revoga a Resolução CFP nº 17/2002. Algumas considerações determinaram a elaboração dessa Resolução. Segundo essa Resolução, o psicólogo deve considerar:

Baseando-se nos conhecimentos sobre os testes psicológicos utilizados, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Teste para avaliação da personalidade infantil.
2. Teste para avaliação da inteligência do adulto.
3. Teste para avaliação da personalidade do adulto.
4. Teste de avaliação da memória.
5. Teste para avaliação da inteligência infantil.

( ) WAIS-III.
( ) Pirâmides Coloridas de Pfister.
( ) Teste Columbia.
( ) CAT-A.
( ) Figuras Complexas de REY.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Questão Anulada
De acordo com Finkelhorn e Dziuba-Leatherman (1994), a vitimização da criança e do adolescente se constitui em três grandes categorias. Sobre o assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes categorias, segundo esses autores:

( ) Vitimização pandêmica.
( ) Vitimização aguda.
( ) Vitimização extraordinária.
( ) Vitimização indireta.
( ) Vitimização direta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.