Filtrar


Questões por página:
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I –
Comparando-se o leite materno com o leite de vaca, tem-se que o leite materno é mais pobre em cálcio e fósforo. II – O leite humano é mais rico em lactoalbumina que o leite de vaca. III – Dos líquidos orgânicos, o leite humano é o mais rico em lactoferrina, substância que impede o desenvolvimento de Candida albicans, certos tipos de Escherichia coli e estafilococos – cuja ação é desempenhada pela lactoferrina privando o micro-organismo do ferro de que necessita para a sua sobrevida. IV – A amamentação materna precoce, iniciando-se na própria sala de parto, tem sido recomendada. Com esta prática reduz-se o risco de hipoproteinemia e hipoglicemia.
O leite materno contém todos os nutrientes de que o bebê necessita para uma alimentação completa como: vitaminas, proteínas, calorias, água, ferro, gordura, lactose, sais, cálcio, fósforo, glóbulos brancos, anticorpos contra infecções e outros. O leite materno está sempre na temperatura ideal, o que é mais um benefício para o bebê.
(http://crisete.bebeblog.com.br/33114/Aleitamento-materno-fonte-de-saude-e-vida-para-o-bebe/ )
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – No momento da amamentação, o bebê se alimenta e ainda estabelece uma fonte de afeto e de amor, porque o ato de alimentar o bebê passa a ser também um momento de interação mãe-bebê. II – A amamentação (contato físico com a mãe), além do afeto, do amor, do conforto, do carinho, facilita o desenvolvimento da criança e seu relacionamento com outras pessoas; protege o bebê contra diversas doenças, como diarreias, infecções respiratórias e urinárias, alergias, otites e problemas de visão. III – A amamentação fornece os nutrientes necessários para um crescimento saudável dos músculos e dos ossos e o desenvolvimento psicomotor e social dos bebês IV – O leite materno deixa o bebê mais inteligente; além de o ato de mamar no peito ajudar o desenvolvimento das mandíbulas e da arcada dentária e também da fala da criança.
Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no contexto do Direito Humano à Alimentação Adequada, da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e da Promoção da Saúde, é um campo de conhecimento e prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. A prática da EAN deve fazer uso de abordagens e recursos educacionais problematizadores e ativos que favoreçam o diálogo junto a indivíduos e grupos populacionais, considerando todas as fases do curso da vida, etapas do sistema alimentar e as interações e significados que compõem o comportamento alimentar. A Educação Alimentar e Nutricional tem sido considerada uma estratégia fundamental para a prevenção e o controle dos problemas alimentares e nutricionais contemporâneos.
(https://www.gov.br/cidadania/pt-br/caisan/educacao-alimentar-enutricional#:~:text=Educa%C3%A7%C3%A3o)
Nessa dimensão, marque o que não se identifica entre seus resultados potenciais.
Em relação ao consumo de nutrientes, as ingestões dietéticas de referência (DRI, dietary reference intakes) compreendem quantos conceitos?
Paciente masculino,50 anos, obeso, está em acompanhamento com o gastroenterologista há 2 anos, devido à seguinte situação: protrusão de parte do estômago por meio do músculo do diafragma; aumento na abertura diafragmática pela qual o esôfago passa a se unir ao estômago. Apresenta os seguintes sintomas: azia, dificuldade de deglutição e refluxo. A descrição de todas as características é representada pelo quadro de