Filtrar


Questões por página:
Em agosto de 1969, o general Costa e Silva sofreu trombose cerebral e foi afastado do cargo. Os ministros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica impediram o vice-presidente Pedro Aleixo de ser empossado e, formando uma junta militar, assumiram o poder. Em outubro, a junta impôs ao país uma nova Constituição. Dias depois, o alto comando do Exército determinou a abertura do Congresso Nacional para eleger o novo presidente da República. O alto comando já havia escolhido o general Emílio Garrastazu Médici, militar da linha dura, para assumir a presidência. VAINFAS, R. e outros. História, volume único. São Paulo: Saraiva,2010, p.806.
Caracterizou o governo Médici (Brasil,1969 - 1974 ):
Para o países-membros da ONU que aprovaram a criação do Estado de Israel, este foi um ato de justiça em relação ao perseguido povo judeu. Mas, para os árabes que ocupavam há séculos o território palestino, a divisão da Palestina foi um crime contra seus direitos. Diante dessa divergência, seguiram-se conflitos entre os quais destaca-se a:
Meus companheiros e cidadãos, neste momento as forças norte-americanas e de coalização estão no estágio inicial da operação militar para desarmar o Iraque, libertar sua população e defender o mundo de um grave perigo. Sob minhas ordens, as forças de coalizão começaram a atacar alvos específicos de importância militar para minar a capacidade bélica de Saddan Hussein.
Discurso proferido pelo presidente dos EUA, George W. Bush, 2003, em 20 de março de 2003 . Disponível em www.1.folha.uol.eom.br/folh a/mundo/.Acesso em 24/05/2014.
A Guerra do Iraque, iniciada em 2003, quando os EUA (governo George W. Bush) ocuparam o Iraque, segue a orientação da Doutrina Bush que:
No contexto da Guerra Fria, os Estados Unidos estenderam sua política de contenção ao comunismo nos países latino-americanos para manter sua hegemonia na América. Faz parte da ação estadunidense na América Latina, após a Segunda Guerra Mundial a:
Juscelino tomou posse como determinava a Constituição ( ... ) É certo que o presidente sabia construir a ocasião e tirar proveito dela, mas o seu governo tinha uma estratégia imbatível - o Plano de Metas ou Programa de Metas. Graças a ela, Juscelino conseguiu articular, ainda em seu primeiro ano de mandato, uma bem-sucedida aliança entre grupos sociais de interesses muito diversos que aceitaram se unir em torno de um grande projeto de planejamento econômico capaz de resumir as principais linhas de sua administração. SCHWARCZ, L. M. e STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras,2015, p.413.
O Plano de Metas (Brasil: 1956-1961 ), um ambicioso plano de modernização do governo Juscelino Kubitscheck: