Filtrar


Questões por página:
Tiradentes era muito conhecido em Minas e no Rio, em parte devido à sua habilidade odontológica e de tratar enfermos e em parte devido à força de sua personalidade . Branco, ambicioso, sem propriedades, ele era o produto típico da América Portuguesa, em busca de mobilidade vertical na estrutura social sem demostrar especial preocupação quanto ao modo de consegui-la. Silva Xavier era particularmente amargurado pelo fato de ter perdido status - pois seu pai fora um homem de posição e de propriedades. MAXWELL, k. A devassa da devassa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p297.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil, em 1789. A Inconfidência Mineira:
Se para a Inglaterra só interessavam, ainda no final do século XVI, as rotas e o comércio, uma reviravolta ocorre na época de Elizabeth I, quando Walter Raleigh torna-se o teórico de uma espécie de imperialismo marítimo: "Quem comanda o mar comanda o comércio; quem comanda o comércio comanda a riqueza do mundo, e por conseguinte o próprio mundo". FERRO, M. História das colonizações. São Paulo: Companhia das Letras,1996, p.67.
A ocupação da América pelos ingleses seguiu um padrão comum aos projetos colonizadores de outros reinos europeus, ou seja
Em 1815, Napoleão Bonaparte foi derrotado, iniciando um processo de restauração dos "legítimos soberanos" (monarcas absolutistas) na França e em todos os países europeus onde o Antigo Regime havia sido abolido. As principais potências europeias vitoriosas organizaram o Congresso de Viena e a Santa Aliança com o objetivo de:
As revoluções liberais que ocorreram na Europa entre 1789 e 1848, removeram os obstáculos que impediam o desenvolvimento da indústria e do capitalismo, e:
que a palavra Revolução foi empregada pela primeira vez acentuando exclusividade e sem qualquer ideia de um movimento de revolução retrógrado e cíclico; e tal acentuação parece tão importante para a nossa compreensão das revoluções, ou se tornou prática corrente datar o novo significado político do antigo termo astronômico a partir do momento dessa nova utilização. Essa data foi a noite de 14 de julho de 1789, em Paris, quando Luis XIV soube, pelo duque de La Rochefoucauld da tomada da Bastilha, da fuga dos prisioneiros e da derrota das tropas reais frente a um ataque popular. ARENDT. H. Sobre a revolução. Lisboa: Relógio D'Água,2001, p55.
Arendt estabelece a tomada da Bastilha, em 1789, como o marco inaugural da Revolução Francesa. A investida popular sobre a Bastilha - prisão símbolo do poder absolutista - se justifica pela exigência do(a):