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O vocábulo Antropologia possui dois radicais; anthropos que significa homem e logos que significa tratado, discurso. Sendo assim, a Antropologia consiste na ciência que estuda o homem de todos os tempos e tipos. A etnografia é considerada um método de estudo antropológico. Considerando as características do método etnográfico, assinale a afirmativa INCORRETA.
De acordo com Koop (2019, p.129-130), o conceito de indústria cultural foi desenvolvido na obra “Dialética do Esclarecimento” para tratar das produções que tornam a cultura e a arte objetos mercantis, tendo o intuito de substituir a expressão “cultura de massa”, por gerar uma ambiguidade ao insinuar uma compreensão de cultura nascida prontamente nas camadas populares. Sobre o conceito de indústria cultural, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É considerada consequência do capitalismo e do fetichismo, responsáveis por propagar um culto às mercadorias e ocultar dos seus produtos as características sociais do trabalho.
( ) Seus produtos não possuem autonomia e autenticidade, pois visam à produção em série e à homogeneização, de modo que a técnica passa a possuir um grande poder social.
( ) É um sistema que lucra com a cultura e a arte e tem como objetivo fazer com que os indivíduos vejam o mundo sempre da mesma forma e que ele sempre permaneça como é.
( ) Oferece produtos que promovem uma satisfação permanente e duradoura, que agrada aos indivíduos; ela impõe- -se sobre estes, submetendo-os a seu monopólio e tornando-os acríticos.
A sequência está correta em
A história da Antropologia implica no modo pelo qual os homens perceberam suas diferenças ao longo do tempo. O Evolucionismo foi uma das primeiras correntes da Antropologia. Sobre o Evolucionismo, analise as afirmativas a seguir.
I. Traz consigo a ideia de que as sociedades humanas devem ser comparadas entre si por meio de seus costumes. Mas tais costumes são definidos pelo investigador e não são situados lado a lado de modo horizontal.
II. Uma ideia do Evolucionismo é a de que os costumes têm uma origem, uma substância, uma individualidade e, evidentemente, um fim; essa substância permite a classificação isolada.
III. Um ponto crucial do Evolucionismo é a concepção de que as sociedades se desenvolvem de modo linear, irreversivelmente, com alguns eventos podendo ser tomados como causas e outros como consequências.
IV. Pauta-se na análise do sistema social onde tudo tem um sentido, e que o sentido de um costume, hábito social ou instituição, tem que ser compreendido nos termos do sistema do qual provém.
Está correto o que se afirma apenas em
Traduzimos, comumente, a palavra grega polis por ‘cidade-Estado’. A nomenclatura ‘Estado’, entretanto, só começa a ser usada no Renascimento. Uma de suas primeiras aparições se dá em O príncipe (1513) de Maquiavel. Lê-se logo nas suas primeiras linhas; “Todos os Estados, todos os domínios que tiveram e têm poder sobre os homens foram ou são repúblicas ou principados” (2016. p.47). Sobre o modo de governar cidades ou principados que, antes de conquistados, viviam de acordo com suas leis, Maquiavel propõe três formas diferentes; assinale-as.
Dinheiro – considerado como expressão autônoma de uma soma de valor, exista ela de fato em dinheiro ou em mercadorias – pode, na base da produção capitalista, ser transformado em capital e, em virtude dessa transformação, passar de um valor dado para um valor que se valoriza a si mesmo, que se multiplica. Produz lucro, isto é, capacita o capitalista a extrair dos trabalhadores determinado quantum de trabalho não-pago, mais-produto e mais-valia, e apropriar-se dele. Assim adquire, além do valor de uso que possui como dinheiro, um valor de uso adicional, a saber, o de funcionar como capital. Seu valor de uso consiste aqui justamente no lucro que, uma vez transformado em capital, produz. Nessa qualidade de capital possível, de meio para a produção de lucro, torna-se mercadoria, mas uma mercadoria sui generis. Ou, o que dá no mesmo, o capital enquanto capital se torna mercadoria.
(Marx,1986, p.255.)
Há dois séculos, em Trier, na Alemanha, nascia Karl Marx, cujos trabalhos revolucionariam os campos de pesquisa da filosofia, da ciência política, da sociologia e da economia de meados do século XIX até os dias de hoje. Especificamente sobre o capitalismo, sua formação e consolidação, Marx afirma que: