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Sobre os estudos de Emile Durkheim (1903) acerca da função classificadora, julgue os itens abaixo com V paras sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Classificar as coisas é arrumá-las em grupos distintos uns dos outros, separados por linhas de demarcação nitidamente determinadas.

( ) A consciência individual não passa de um fluxo contínuo de representações que se perdem umas das outras, e as distinções, quando começam a aparecer, são todas fragmentárias.

( ) Toda classificação implica uma ordem hierárquica cujo modelo não nos é oferecido nem pelo mundo sensível nem pela nossa consciência.

( ) O esquema da classificação não é um produto espontâneo do entendimento abstrato, mas sim resulta de uma elaboração na qual entraram todos os tipos de elementos estranhos.

( ) As classificações primitivas constituem singularidades excepcionais, sem analogia com as que estão em uso entre os povos mais cultos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

As lutas sociais contemporâneas, principalmente as que buscam conquistar direitos ligados ao conceito de cidadania, possuem variadas motivações. Axel Honneth (2003), contudo, ao analisar os conflitos sociais, considera que tais motivações se relacionam primordialmente a:

Os conceitos contemporâneos da Antropologia, descritos na obra de François Laplantine (2003), se relacionam com a Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A esse respeito, marque V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as sentenças FALSAS.

( ) A antropologia contemporânea estabelece uma crítica à ideia tradicional de tecnologia e nesse sentido se aproxima do conteúdo da Lei 11.892/2008.

( ) As origens da antropologia são marcadas por uma postura de hierarquização dos saberes socioculturais.

( ) O evolucionismo, enquanto corrente teórica da Antropologia, está alinhado com a pemissa de educação destacada na Lei 11.892/2008.

( ) No contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia os conteúdos de Antropologia tem a propriedade de subsidiar discussões sobre o papel do trabalho e do trabalhador no cenário sociocultural contemporâneo.

( ) O projeto antropológico do século XVIII, como nos atesta Laplantine (2003), ressaltava a diferença cultural como algo positivo e que deveria ser valorizado.

A sequência CORRETA é:

Sobre as diversas escolas do pensamento antropológico, analise as afirmativas abaixo:

I) Bronislaw Malinowski representa a escola funcionalista inglesa e é autor de “Coral Gardens”.

II) Claude Levi-Strauss representa o estruturalismo e é autor de “Tristes Trópicos”.

III) Radcliffe-Brown representa a escola culturalista americana e é autor de “Os Nuer”.

IV) Margareth Mead representa a escola interpretativista e é autora de “Sexo e Temperamento”.

Apresentam as alternativas CORRETAS:

“A revolução que ocorrerá da nossa disciplina durante o primeiro terço do século XX é considerável: ela põe fim à repartição das tarefas, até então habitualmente divididas entre o observador (viajante, missionário, administrador) entregue ao papel subalterno de provedor de informações, e o pesquisador erudito, que, tendo permanecido na metrópole, recebe, analisa e interpreta – atividade nobre! – essas informações. O pesquisador compreende a partir desse momento que ele deve deixar seu gabinete de trabalho para ir compartilhar a intimidade dos que devem ser considerados não mais como informadores a serem questionados, e sim como hóspedes que o recebe e mestres que o ensinam. Ele aprende então, como aluno atento, não apenas a viver entre eles, mas a viver como eles, a falar sua língua e a pensar nessa língua, a sentir suas próprias emoções dentro dele mesmo. Trata-se, como podemos ver, de condições de estudo radicalmente diferentes das que conheciam o viajante do século XVIII e até o missionário ou o administrador do século XIX, residindo geralmente fora da sociedade indígena e obtendo informações por intermédio de tradutores e informadores: este último termo merece ser repetido. Em suma, a antropologia se torna pela primeira vez uma atividade ao ar livre, levada, como diz Malinowski, ‘ao vivo’, em uma “natureza imensa, virgem e aberta”.

(LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense,2003)

Sobre a Etnografia, é possível afirmar que:

I) O pesquisador vai ao campo já “equipado” com as categorias que pretende analisar e sua experiência no campo visa validar ou não essas categorias.

II) A boa Etnografia é aquela na qual o pesquisador se “despe” totalmente de sua identidade. Somente assim é possível garantir critérios de cientificidade.

III) A Etnografia é uma experiência de imersão na sociedade do outro – mesmo que esse outro seja um grupo que pertença à mesma sociedade do pesquisador –, visando compreender a sociedade pelos “olhos” dos nativos.

IV) A Etnografia pode ser conceituada como uma Descrição Densa, onde o pesquisador deve levar em consideração a maioria dos aspectos da vida social do grupo a ser pesquisado.

Apresentam as alternativas CORRETAS: