Questões de Concurso
Filtrar
1.128 Questões de concurso encontradas
Página 71 de 226
Questões por página:
Sobre os estudos de Emile Durkheim (1903) acerca da função classificadora, julgue os itens abaixo com V paras sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) Classificar as coisas é arrumá-las em grupos distintos uns dos outros, separados por linhas de demarcação nitidamente determinadas.
( ) A consciência individual não passa de um fluxo contínuo de representações que se perdem umas das outras, e as distinções, quando começam a aparecer, são todas fragmentárias.
( ) Toda classificação implica uma ordem hierárquica cujo modelo não nos é oferecido nem pelo mundo sensível nem pela nossa consciência.
( ) O esquema da classificação não é um produto espontâneo do entendimento abstrato, mas sim resulta de uma elaboração na qual entraram todos os tipos de elementos estranhos.
( ) As classificações primitivas constituem singularidades excepcionais, sem analogia com as que estão em uso entre os povos mais cultos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
Os conceitos contemporâneos da Antropologia, descritos na obra de François Laplantine (2003), se relacionam com a Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A esse respeito, marque V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as sentenças FALSAS.
( ) A antropologia contemporânea estabelece uma crítica à ideia tradicional de tecnologia e nesse sentido se aproxima do conteúdo da Lei 11.892/2008.
( ) As origens da antropologia são marcadas por uma postura de hierarquização dos saberes socioculturais.
( ) O evolucionismo, enquanto corrente teórica da Antropologia, está alinhado com a pemissa de educação destacada na Lei 11.892/2008.
( ) No contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia os conteúdos de Antropologia tem a propriedade de subsidiar discussões sobre o papel do trabalho e do trabalhador no cenário sociocultural contemporâneo.
( ) O projeto antropológico do século XVIII, como nos atesta Laplantine (2003), ressaltava a diferença cultural como algo positivo e que deveria ser valorizado.
A sequência CORRETA é:
Sobre as diversas escolas do pensamento antropológico, analise as afirmativas abaixo:
I) Bronislaw Malinowski representa a escola funcionalista inglesa e é autor de “Coral Gardens”.
II) Claude Levi-Strauss representa o estruturalismo e é autor de “Tristes Trópicos”.
III) Radcliffe-Brown representa a escola culturalista americana e é autor de “Os Nuer”.
IV) Margareth Mead representa a escola interpretativista e é autora de “Sexo e Temperamento”.
Apresentam as alternativas CORRETAS:
“A revolução que ocorrerá da nossa disciplina durante o primeiro terço do século XX é considerável: ela põe fim à repartição das tarefas, até então habitualmente divididas entre o observador (viajante, missionário, administrador) entregue ao papel subalterno de provedor de informações, e o pesquisador erudito, que, tendo permanecido na metrópole, recebe, analisa e interpreta – atividade nobre! – essas informações. O pesquisador compreende a partir desse momento que ele deve deixar seu gabinete de trabalho para ir compartilhar a intimidade dos que devem ser considerados não mais como informadores a serem questionados, e sim como hóspedes que o recebe e mestres que o ensinam. Ele aprende então, como aluno atento, não apenas a viver entre eles, mas a viver como eles, a falar sua língua e a pensar nessa língua, a sentir suas próprias emoções dentro dele mesmo. Trata-se, como podemos ver, de condições de estudo radicalmente diferentes das que conheciam o viajante do século XVIII e até o missionário ou o administrador do século XIX, residindo geralmente fora da sociedade indígena e obtendo informações por intermédio de tradutores e informadores: este último termo merece ser repetido. Em suma, a antropologia se torna pela primeira vez uma atividade ao ar livre, levada, como diz Malinowski, ‘ao vivo’, em uma “natureza imensa, virgem e aberta”.
(LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense,2003)
Sobre a Etnografia, é possível afirmar que:
I) O pesquisador vai ao campo já “equipado” com as categorias que pretende analisar e sua experiência no campo visa validar ou não essas categorias.
II) A boa Etnografia é aquela na qual o pesquisador se “despe” totalmente de sua identidade. Somente assim é possível garantir critérios de cientificidade.
III) A Etnografia é uma experiência de imersão na sociedade do outro – mesmo que esse outro seja um grupo que pertença à mesma sociedade do pesquisador –, visando compreender a sociedade pelos “olhos” dos nativos.
IV) A Etnografia pode ser conceituada como uma Descrição Densa, onde o pesquisador deve levar em consideração a maioria dos aspectos da vida social do grupo a ser pesquisado.
Apresentam as alternativas CORRETAS: