Filtrar


Questões por página:
A ampliação das conquistas coloniais no século XIX ampliou também os horizontes geopolíticos, e essa realidade se apresentava como solo fértil para o pensamento social. Houve, então, uma efervescência na produção de teorias sobre as sociedades descobertas. Constituindo as primeiras grandes obras da antropologia evolucionista, títulos como: “O Matriarcado”; “A Cidade Antiga”; “A Sociedade Antiga”; “Cultura Primitiva” e “O Ramo de Ouro” datam deste período. Sobre a autoria dessas obras, é possível afirmar que foram escritas, respectivamente, por:

Fragmento 1: “Aqueles que superam os outros em prudência e razão, mesmo que não sejam superiores em força física, aqueles são, por natureza, os senhores; ao contrário, porém, os preguiçosos, os espíritos lentos, mesmo que tenham as forças físicas para cumprir todas as tarefas necessárias, são por natureza servos […] Tais são as nações bárbaras e desumanas, estranhas à vida civil e aos costumes pacíficos”

Fragmento 2: “Àqueles que pretendem que os índios são bárbaros, responderemos que essas pessoas têm aldeias, vilas, cidades, reis, senhores e uma ordem política que, em alguns reinos, é melhor que a nossa […] Esses povos igualavam ou até superavam muitas nações e uma ordem política que, em alguns reinos, é melhor que a nossa.”

(LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense,2003)

Os fragmentos acima esboçam duas ideologias antagônicas e concorrentes que permeavam o imaginário europeu no século XVI acercado dos nativos das Américas. Sobre o tema é possível afirmar que:

“A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter brasileiro [...]” – HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo,2011, pag.146.

O fragmento acima representa um conceito da obra de Sérgio Buarque de Holanda ao definir uma relevante característica sociocultural do povo brasileiro. A esse respeito, marque a alternativa CORRETA.

A teoria da democracia racial, derivada a partir da hipótese de pesquisa desenvolvida por Gilberto Freyre, principalmente com sua obra “Casa-Grande e Senzala”, pode ser relacionada à política de cotas implementada nos institutos federais a partir da Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dentre as opções abaixo, marque a CORRETA em relação aos conteúdos do enunciado acima.

A despeito da relação entre igualdade e liberdade, na análise da democracia por Tocqueville, marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as alternativas FALSAS.

( ) O processo democrático se caracteriza por um constante aumento da igualdade de condições em uma dada sociedade.

( ) O desenvolvimento da democracia pode levar ao aparecimento de uma cultura de massas que destruiria as possibilidades de manifestação de minorias.

( ) O desenvolvimento da democracia pode levar ao aparecimento de um Estado autoritário.

( ) Liberdade e igualdade são essencialmente incompatíveis no contexto democrático traçado por Tocqueville.

A sequência CORRETA é: