Filtrar


Questões por página:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença que ocasiona alterações histopatológicas cerebrais em determinada área do cérebro, ocasionando sequelas temporárias ou permanentes, totais ou parciais, chegando a interferir no desempenho das atividades da vida diária dos indivíduos acometidos por tal doença. No Brasil, o AVC é a doença que mais gera incapacidades a longo prazo, tendo sua prevalência no sexo masculino, podendo causar a redução de mobilidade em indivíduos acima de 65 anos (CARO, C. C.; COSTA, J. D.; CRUZ, D. M. C.,2018). O Terapeuta Ocupacional (TO), é um dos profissionais da equipe interdisciplinar que atua na reabilitação do indivíduo que sofreu AVC. Este profissional, baseado nas Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Acidente Vascular Cerebral, pode utilizar recursos da Tecnologia Assistiva (TA), como os de mobilidade, os quais podemos citar, exceto:
O Terapeuta Ocupacional (TO), pode atuar em diversas áreas clínicas, dentre uma delas, a reumatologia. A osteoartrite (OA) é o atendimento mais comum na terapia ocupacional e acomete mais a população idosa do sexo feminino. A OA pode gerar deformidades nas mãos, as quais levam a limitação nas atividades de vida diária. Segundo American College of Rheumatology, nos tratamentos não medicamentosos, recomenda-se o TO como profissional capacitado frente ao um indivíduo portador de OA (SANTOS, P.S., et al,2018). Tal profissional pode utilizar dentre suas estratégias a prescrição, confecção e treino de dispositivos de tecnologia assistiva para mãos com OA, tais como, exceto:
As órteses são recursos comumente utilizados pelo Terapeuta Ocupacional (TO) em sua assistência clínica, principalmente na reabilitação do membro superior, seja por lesão traumática, doença reumatológica, sequela de doenças neurológicas centrais ou periféricas e sequelas por queimaduras. As órteses se apresentam em duas categorias: estáticas e dinâmicas. E apresentam duas propostas de intervenção: órtese para imobilização e para mobilização (ASSUMPÇÃO, T.S.,2005). Baseado na primeira proposta de intervenção, os objetivos dessa órtese são, exceto:
No decorrer do tratamento terapêutico ocupacional de um indivíduo que sofreu lesão do plexo braquial, o Terapeuta Ocupacional (TO) deve compreender sobre anatomia, fisiopatologia, cinesiologia, biomecânica, tecnologia assistiva, testes padronizados, desempenho ocupacional, análise de atividades. O plexo braquial forma três troncos, sendo: superior, médio e inferior. Assinale a alternativa correta correspondente as formações dos troncos, respectivamente:
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde brasileiro, complexo, criado com base na Constituição Federal de 1988 (CF-1988), onde pauta-se na “Saúde é direito de todos e dever do Estado”. É estruturado de acordo com as esferas federal, estadual e municipal, sendo respectivamente: Ministério da Saúde (MS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O SUS apresenta três princípios básicos que são: Universalização, Equidade e Integralidade. Assinale a alternativa correta que corresponde o conceito de cada princípio, respectivamente: