Filtrar


Questões por página:
Paciente de 46 anos, sexo feminino. Apresenta de comorbidades hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, doença renal crônica dialítica (dialisa por um cateter venoso central de longa permanência em veia jugular interna direita). Foi internado por endocardite infecciosa aguda de valva tricúspide (3 hemoculturas positivas para Candida albicans). Sobre o caso acima, assinale a alternativa correta.
Paciente de 25 anos, assintomático até que há 10 dias apresentou quadro de desmaio enquanto jogava futebol, de curta duração e recuperação espontânea. Nega liberação esfincteriana e período pós ictal. Procura atendimento médico ambulatorial. Nega doenças prévias ou histórico familiar de doenças cardíacas. Não faz uso de medicação ou drogas. Ao exame físico, a única alteração é de sopro sistólico ejetivo em foco aórtico, que aumenta com manobra de valsalva. Considerando o caso clínico, analise as afirmativas abaixo:
I. A hipótese mais provável é de uma miocardiopatia de origem genética, cuja transmissão é de forma autossômica dominante. II. Durante a investigação, deve-se realizar eletrocardiografia cujo achado sugestivo seria de hipertrofia ventricular. Deve-se também realizar ecocardiograma e Holter. III. Caso se confirme a principal hipótese diagnóstica, a ressonância magnética pode ser útil para quantificar área de fibrose, espessura de paredes e gradiente de via de saída do ventrículo esquerdo. IV. Beta-Bloqueador deve ser iniciado para todos os pacientes com benefício prognóstico. Cardiodesfibrilador implantável deve ser considerado, caso a principal hipótese seja confirmada.
Assinale a alternativa correta.
Paciente hipertenso, diabético, com doença renal crônica não dialítica, foi submetido a cirurgia de amputação de membro inferior direito por obstrução crônica periférica. No pós-operatório, foi realizada dosagem de troponina T de alta sensibilidade e encontrado valor de 97 ng/L (Valor de referência 14 ng/L). A respeito do caso clínico, assinale a alternativa incorreta.
Paciente do sexo feminino,55 anos. Antecedente de tabagismo, diabetes e obesidade. Dá entrada na sala de emergência com história de dor torácica, pior ao respirar de início há 2 horas de forma súbita, associado a dispneia. Nega irradiação da dor, náuseas, vômitos ou sudorese fria. Ao Exame físico, apresenta Pressão arterial de 110/70 mmHg, Frequência cardíaca de 110 batimentos por minutos, Saturação de oxigênio de 88%. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Feito o diagnóstico de Tromboembolismo pulmonar agudo (TEP). Solicitado exames, com troponina 0,8 ng/ml (valor de referência menor que 0,14 ng/ml) e Peptídeo natriurético atrial (BNP) de 225 ng/ml (valor de referência menor que 25 ng/ml). Assinale a alternativa correta.

Paciente, homem,66 anos, comparece a consulta ambulatorial assintomático. Refere ser tabagista pesado. Refere que há 3 meses teve quadro de dor torácica importante, referida como pior dor da vida com irradiação para as costas. Foi ao Pronto Socorro, sendo realizado Eletrocardiograma e marcadores de necrose miocárdica que estavam normais e então recebeu alta. No exame físico, paciente não apresenta alterações. Pela suspeita diagnóstica de etiologia da dor torácica que aconteceu há 3 meses, foi solicitado o exame abaixo e o paciente traz no retorno em 1 mês, mantendo-se assintomático:


Analise as afirmativas abaixo:

I. O paciente provavelmente apresentou dissecção aguda de aorta na sua ida ao Pronto Socorro há 3 meses. Pelo achado da imagem, pode-se concluir que se trata de Dissecção de Aorta Stanford A.

II. Nos casos de dissecção crônica (caso do paciente), deve-se avaliar outros parâmetros para indicação cirúrgica, como tamanho de aneurisma de aorta, se dor refratária, Insuficiência aórtica associada.

III. Caso na ida ao Pronto Socorro tivesse sido realizada a tomografia e identificado o diagnóstico, o paciente tinha indicação cirúrgica de urgência/emergência.

IV. Deve-se prescrever medicações para manter o controle do duplo produto, ou seja, manter Pressão arterial bem controlada e frequência cardíaca próximo a 60 batimentos por minuto.

Assinale a alternativa correta