Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Uma paciente de 38 anos de idade apresenta quadro de dor lombar de início súbito, tipo cólica de forte intensidade, associada a náuseas e a vômitos, além de um quadro de disúria, febre alta e alteração da coloração urinária e odor fétido nesta, que iniciou há dois dias. Realizou ultrassonagrafia de rins e vias urinárias, que evidenciou sinais de litíase renal à direita com cálculos medindo acima de 0,8 mm de diâmetro.
Com base nesse quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Uma paciente de 48 anos de idade, portadora de câncer de mama com metástase óssea em tratamento quimioterápico, foi levado ao serviço de emergência em razão de quadro de febre, confusão mental, náuseas e vômitos nas últimas 48 horas. Ao exame físico, há presença de sinais de irritação meníngea. Realizou tomografia de crânio, que foi normal, e punção liquórica que apresentou: 1.090 células, sendo 80% de polimorfonuclear, glicose no líquor < 30 mg/dL, hiperproteinorraquia, sem presença de hemácias; o teste de nanquim (tinta da China) foi negativo e Gram está em andamento.
Com base nesse caso clínico da paciente, assinale a alternativa correta.
Uma paciente de 67 anos de idade, hipertensa e diabética, apresentou quadro de cefaleia de forte intensidade e, posteriormente, hemiparesia à direita, associada a disartria e a dislalia de início há uma hora. Os familiares encaminharam a paciente ao pronto atendimento para avaliação neurológica. Ao exame físico: FC = 89 bpm, PA = 140 mmHg x 100 mmHg, FR = 18 irpm e glicemia capilar = 98 mg/dL. À ausculta cardíaca: BNF, RR,2T sem sopro. A paciente realizou tomografia de crânio, evidenciando lesão isquêmica em topografia de artéria cerebral média esquerda sem efeito de massa.
Com base nesse caso clínico, qual seria a conduta correta a ser adotada?
Um paciente de 40 anos de idade, lixeiro, foi picado acidentalmente por animal peçonhento no pé direito enquanto realizava as próprias atividades laborais. Trata-se de mordida de cobra peçonhenta, evoluindo com edema, calor e rubor no local da mordida com início em 10 minutos. O paciente foi encaminhado para serviço de emergência e, durante o trajeto hospitalar, iniciou com mal estar geral, sudorese fria, aumento do volume do membro afetado com edema progressivo e petéquias disseminadas.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa que indica a conduta correta a ser adotada.
Um paciente de 45 anos de idade, analista de informática, procurou atendimento emergencial com quadro de dor precordial em aperto retroesternal de forte intensidade com irradiação para membro superior esquerdo e mandíbula, com início há 60 minutos, enquanto estava digitando um relatório. Ao exame físico: FC = 110 bpm, FR = 23 irpm, PA = 160 mmHg x 100 mmHg e sudorese fria. À ausculta cardíaca: BNF, RR,2T sem sopro. Realizou ECG que evidenciou supradesnivelamento do segmento ST (supra de ST) em V2, V3, V4, V5 e V6.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa correta.