Filtrar


Questões por página:
O exame de FAN é fundamental em diversos cenários da prática da reumatologia, podendo estar presente em uma ampla gama de patologias. Porém não é incomum a sua utilização e interpretação de forma equivocada, levando a diagnósticos equivocados, gastos adicionais desnecessários com exames subsequentes, e muitas vezes tratamentos desnecessários. Sobre o exame de FAN, assinale a alternativa incorreta.
A complicação mais temida da osteoporose são as fraturas por fragilidade, consequência da baixa densidade mineral óssea e alterações microarquiteturais, sendo a sua prevenção o principal alvo do tratamento. Sobre as fraturas osteoporóticas, assinale a alternativa incorreta.
A osteoporose se caracteriza por uma doença osteometabólica de repercussão sistêmica, definida pela baixa massa óssea e comprometimento de sua microarquitetura. Em relação ao tema, assinale a alternativa que apresenta um diagnóstico correto de osteoporose.
Mulher de 42 anos, trabalha como costureira de uma fábrica de confecções, procura atendimento por quadro de dor localizada em cotovelo direito há 3 meses. No exame físico, notado amplitude articular preservada, porém dor a palpação do cotovelo direito, e para a supinação do antebraço ipsilateral contra resistência, com o cotovelo posicionado a 90º. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico correto.
As doenças reumatológicas podem se manifestar com sinais e sintomas referentes ao sistema musculoesquelético, mas também podem acometer diversos outros sistemas. Nesse contexto é fundamental avaliar e excluir outros diagnósticos diferenciais que podem mimetizar as doenças reumáticas. Sobre os exames laboratoriais em reumatologia, assinale a alternativa correta.