Filtrar


Questões por página:
Homem de 28 anos procura atendimento por queixa de 3 meses de dor localizada em ombro direito, com piora com movimentos de abdução e extensão, principalmente durante sessões de exercícios físicos. Associa irradiação da dor para região ipsilateral de cervical posterior, escapular e face lateral de braço, além de sensação de fraqueza em membro superior direito durante este período. No exame físico, evidenciado assimetria postural, com hipertonia de trapézio e ombro direitos, com dor a palpação regional, porém com pontos mais dolorosos e que desencadeiam a irradiação descrita previamente. Diante do exposto, assinale a alternativa com o diagnóstico mais provável.
A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) engloba o espectro das artrites crônicas da infância, com caráter bastante heterogêneo, sendo classificada em subgrupos conforme características clínicas e laboratoriais, dentro dos critérios classificatórios da International League of Associations for Rheumatology (ILAR). Em relação ao grupo da AIJ, assinale a alternativa incorreta.
A doença renal do Lúpus, mais comum sob forma de glomerulonefrite, é muito frequente, podendo acometer até 80% dos pacientes em algum momento da doença. Sua identificação e manejo precoces são essenciais para diminuir o dano acumulado e risco de desfechos desfavoráveis como a Doença Renal Crônica (DRC), sendo o manejo atual direcionado ao fenótipo e gravidade do acometimento renal, e pautado em metas de controle. Em relação ao manejo da doença renal do Lúpus, assinale a alternativa incorreta.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) compreende doença autoimune inflamatória multissistêmica, com gravidade variável, apresentando caracteristicamente um curso crônico e flutuante, alternando períodos de remissão e exacerbação, podendo acumular sequelas com o passar dos anos. Tendo em vista seu caráter debilitante, com risco de sequelas graves e mortalidade, além de comprometimento de diversos aspectos da qualidade de vida, esforços são realizados a fim de instituir tratamento adequado e de forma precoce. Em relação ao manejo do LES, assinale a alternativa incorreta.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) compreende doença autoimune crônica, podendo acometer múltiplos órgãos e sistemas de forma bastante heterogênea, porém com padrões mais característicos, sendo muito comum o envolvimento cutâneo, renal, osteoarticular e hematológico. Em relação aos aspectos gerais do Lupus, assinale a alternativa incorreta.