Filtrar


Questões por página:
Os exames complementares de imagem têm por objetivo aprimorar a avaliação clínica do reumatologista, muitas vezes confirmando ou afastando suspeitas de acometimentos em diversos órgãos e sistemas, sendo de grande valia na prática clínica diária. Assinale a alternativa que demonstra a indicação incorreta dos exames de imagem.
A Síndrome do Anticorpo Anti-fosfolípide (SAF) se caracteriza pela causa de trombofilia adquirida mais comum, manifestando-se com quadros de tendência a tromboses venosas e/ou arteriais recorrentes, e morbidade obstétrica. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os critérios de classificação para SAF.
Homem de 54 anos, portador de artrite reumatoide em seguimento com Reumatologia e uso regular de metrotrexato 17,5 mg/ semana e adalimumabe 40 mg a cada 14 dias. Comparece no pronto socorro queixando piora de dor e edema em articulação de cotovelo esquerdo há 1 semanas. No exame físico, evidenciado edema e calor em cotovelo esquerdo, com diminuição moderada de amplitude de movimento, com bastante dor a mobilização. Demais articulações de mãos, punhos e cotovelo contralateral com espessamentos frios e indolores. Realizada artrocentese da articulação sintomática, com saída de 8 ml de líquido amarelo-esverdeado, com contagem de 60.000 leucócitos/mm³ e 75% de polimorfonucleados. Assinale a alternativa com o diagnóstico e tratamento inicial mais adequados.
O grupo das espondiloartrites engloba doenças que compartilham características genéticas, epidemiológicas, clínicas e prognósticas, comumente apresentando inflamação das enteses e articulações axiais, com risco de progressão para neoformação óssea e gradual anquilose, expressão clínica classificada como espondilite anquilosante. Durante o seu acompanhamento, uma série de métricas e exames podem ser realizados a fim de monitorizar a progressão do dano axial. Sobre acompanhamento e monitorização dos pacientes com espondilite anquilosante, assinale a alternativa incorreta.
Homem de 24 anos, em acompanhamento com reumatologia, e com diagnóstico recente de espondiloartrite axial não-radiográfica, devido histórico, há 6 meses, de lombalgia crônica inflamatória, associada a episódios prévios de uveíte anterior aguda em olho direito, e ressonância magnética de sacroilíacas positiva para sacroileíte bilateral. Foi prescrito nimesulida em dose plena por 8 semanas, sem melhora clínica, seguido de cetoprofeno em dose plena por mais 6 semanas, também sem melhora. Retorna mantendo dor lombar com as características prévias, referindo prejuízo em atividades cotidianas. No exame físico, dor a palpação de região lombar e topografia de sacroilíacas, manobra de FABERE positiva bilateral e manobra de Schober de 3,2 cm, sem alterações em articulações periféricas e olhos. De acordo com a avaliação, assinale a alternativa correta quanto às recomendações da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) para o manejo das espondiloartrites.