Filtrar


Questões por página:
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível, que tem como agente etiológico causador a Mycobacterium tuberculosis, micobactéria mais virulenta no ser humano, figurando entre as 10 maiores causas de morte no mundo. Este bacilo quando acomete outros órgãos, além dos pulmões, causa a chamada TB extrapulmonar. Em relação a tuberculose urogenital (TUG), assinale a alternativa correta.
Paciente de 66 anos, sexo masculino, apresenta sintomas do trato urinário inferior (STUI) de esvaziamento severos de longa data. Associa-se proeminentes STUI de armazenamento proporcionando importante impacto na qualidade de vida. Foi submetido a monoterapia com bloqueador α1-adrenérgico com resposta inadequada. Devido a isso, realizou estudo urodinâmico que evidenciou uma obstrução infra vesical de provável etiologia prostática, além de importante resíduo pós-miccional (> 150 ml).
Logo, tendo como objetivo proporcionar melhora na qualidade de vida ao paciente supracitado, assinale a alternativa que apresenta a terapia mais efetiva.
Os sintomas do trato urinário inferior (STUI), secundários a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), podem derivar de uma disfunção dinâmica da bexiga e da musculatura lisa prostática, como também de uma obstrução estática vesical, secundária ao crescimento progressivo da glândula. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta quando há a presença desta sintomatologia.
Nos últimos 20 anos, ocorreu um expressivo aumento no número de doadores falecidos no Brasil, sendo, atualmente, o tipo de doador renal mais frequente.
Sobre o transplante renal e patologias associadas, analise as afirmativas abaixo.
I. Os indivíduos que possuem prioridade para o transplante renal, assumindo as primeiras posições das listas de transplante são: (1) falta de acesso vascular para diálise, (2) transplantados com outros órgãos sólidos, (3) doadores renais que evoluíram para doença renal crônica (DRC) terminal e (4) quando existe a compatibilidade HLA completa (chamado zero mismatch). II. As principais causas de DRC, no Brasil, são a hipertensão arterial e a diabetes melito. III. Não são considerados critérios de exclusão para o transplante renal: neoplasia maligna ativa, doenças psiquiátricas e expectativa de vida inferior a dois anos. IV. A nefrectomia pré-transplante renal é indicada em casos de rins cronicamente infectados e na hipertensão arterial refratária a tratamento clínico.

Assinale a alternativa correta:
A deficiência congênita da junção ureterovesical (JUV) pode culminar com o surgimento de refluxo vesicoureteral (RVU) resultando em episódios de infecção do trato urinário (ITU) na infância. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.