Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo masculino,59 anos, queixa-se de dificuldade progressiva para manter a ereção a cerca de 8 meses. Nega problemas matrimoniais, familiares ou laborais. Refere preservação do desejo sexual, excitação e orgasmo. Antecedentes pessoais: infarto agudo do miocárdio há 1 ano, estando em uso contínuo de monocordil®, é hipertenso e dislipidêmico. Relata que cessou o tabagismo após o evento cardíaco, tendo fumado, em média,2 maços de cigarro por dia por cerca de 30 anos.
Baseado no quadro clínico acima, assinale a alternativa que apresenta a conduta mais adequada para condução do caso.
Paciente virgo,14 anos, sexo masculino, é levado ao serviço de urgência de madrugada por seu pai devido a quadro álgico escrotal. Adolescente refere que estava dormindo, quando acordou devido a dor testicular esquerda, de forte intensidade, sem fatores de melhora ou piora que teve seu início há, aproximadamente,1 hora. Ao exame físico apresenta testículo esquerdo aumentado de tamanho e epidídimo anteriorizado. Sinal de Prehn negativo.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a principal hipótese diagnóstica e o exame subsidiário que deve ser solicitado na urgência para sua confirmação.
Paciente do sexo masculino,17 anos, apresenta febre (38,3º C) e queda do estado geral há 1 dia. Trabalha como guardador de carros e refere que há 7 dias envolveu-se em uma briga e foi golpeado com um chute na região genital. Relata que desde então apresenta um incomodo local. Entretanto, há 2 dias ocorreu aumento de volume em testículo esquerdo associado a importante dor. Questionado sobre atividade sexual, refere relação sexual sem preservativo com parceira eventual há cerca de 5 dias. Ao exame físico, observa-se saída de secreção purulenta em grande quantidade pelo meato uretral e importante aumento de testículo esquerdo com hiperemia e dor local à palpação. A partir do quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) demonstram que, após o câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais comum na população masculina.
Sobre o diagnóstico desta patologia, analise as afirmativas abaixo:

I. A ressonância multiparamétrica de próstata é suficiente para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata II. Caso sintomas do trato urinário inferior estejam presentes no momento do diagnóstico de câncer de próstata é mais provável que se trate de um tumor em estágio avançado III. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o rastreio do câncer de próstata deve ser oferecido a partir dos 45 anos para indivíduos afrodescendentes e com antecedente familiar da doença

Assinale a alternativa correta.
Paciente de 64 anos, sexo masculino, apresenta queixa de hematúria macroscópica, intermitente, com coágulos, há cerca de 3 semanas. Associa-se, ao quadro, incômodo em região hipogástrica (sensação de peso – sic), urgência miccional e sensação de esvaziamento vesical incompleto. Antecedentes pessoais apresenta hipertensão arterial sistêmica (HAS) controlada, diabetes mellitus (tipo 2) e dislipidemia. Relata tabagismo (80 anos - maço) e etilismo social: A partir do quadro clínico, assinale a alternativa correta.