Filtrar


Questões por página:
Para Fagalli (1999), a Psicopedagogia se utilizava tão somente de instrumentos de atuação diagnóstica, de intervenção e de prevenção vindos dos campos médico e psicológico.
(FAGALLI, Eloísa Quadros e VALE Z. Psicopedagogia Institucional Aplicada: a aprendizagem escolar dinâmica e construção na sala de aula. Petrópolis: Vozes,1999.).
Conforme a afirmativa acima, a Psicopedagogia conta presentemente com duas fortes tendências de ação, sendo elas de caráter:
A autora Bossa analisando a função do Psicopedagogo, o determina como agente na prática educativa que se faz fundamental no acompanhamento do aluno nas suas necessidades especiais.
(BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS: Artmed,2007).
Esta afirmativa acima está considerando os seguintes fatores:
A pedagogia Montessoriana objetiva ajudar no desenvolvimento normal do indivíduo e não à transmissão de conhecimento e, para alcançar tal intento Maria Montessori advoga a adaptação do ambiente às necessidades e à personalidade dos alunos. O currículo adotado pela Escola Montessoriana é:
As tendências pedagógicas são divididas em progressistas e liberais. Entende-se por pedagogia liberal quando a escola tem função de preparar indivíduos para desempenhar papéis sociais, nas aptidões individuais. Desta forma, as diferenças entre as classes sociais não seriam consideradas se a escola não levar em consideração as desigualdades sociais. Quais seriam estas tendências pedagógicas liberais?
Uma das funções para a sua atuação como Psicopedagogo será auxiliar os educadores realizando atendimentos pedagógicos individualizados, contribuindo para a compreensão de problemas na sala de aula. O autor Paulo Freire acredita que o aprendizado acontece de forma verdadeira quando o aprendiz é colocado de frente a um problema, que de certa forma o impede de implementar temporariamente suas decisões ou satisfazer seus desejos. Esta noção engloba dois aspectos inter-relacionados, são eles: