Filtrar


Questões por página:
A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9.394/96 - art.14: “Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios”, a seguir:
I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;
III. zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
Após a análise das afirmativas, é correto afirmar que:
Com o número crescente de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas a avaliação psicopedagógica, no contexto do ensino básico, tomou um novo impulso. A Lei 9.394/96, LDB reafirma nos artigos 58 e 59 a relevância do atendimento educacional a pessoas com necessidades especiais, principalmente em escolas regulares. Destaca ainda que os docentes sejam capacitados para trabalhar com dificuldades de aprendizagem. De que forma o Psicopedagogo atua nas instituições de ensino?
Um dos desafios do professor é encontrar metodologias que se encaixem com o perfil de cada um de seus alunos. Entretanto, alguns dos alunos podem apresentar dificuldades de aprendizagem, pela não adaptação aos métodos pedagógicos. Uma destas dificuldades de aprendizagem é a Distografia, que significa:
Bossa cita que “A escola que deveria formar jovens capazes de analisar criticamente a realidade, a fim de perceber como agir no sentido de transformá-la e, ao mesmo tempo, preservar as conquistas sociais, contribui para perpetuar injustiças sociais que sempre fizeram parte da história do povo brasileiro. É curioso observar o modo como os educadores, sentindo-se oprimidos pelo sistema, acabam por reproduzir essa opressão na relação com os alunos”.
(BOSSA, Nádia. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: Artes Médicas,2002).
As considerações de Bossa levam as análises sobre os fatores que configuram a (o):
Patto (1999) traz em sua obra o conceito de fracasso escolar como produzido pelo dia a dia da rotina escolar, há diversos estereótipos e preconceitos que rodeiam as camadas mais pobres e que não partem apenas da instituição, mas também dos profissionais e da sociedade, que envoltos na teoria da carência cultural, não compreendem as particularidades culturais de seus alunos.
(PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: historias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz,1999).
Observe as afirmativas:
I - o fracasso escolar é associado às deficiências individuais de cada aluno, sejam elas físicas, que dizem respeito a inúmeras questões particulares de seu organismo e que de alguma maneira refletem em sua aprendizagem;
II - o fracasso escolar pode ser tratado como se fosse problemas isoláveis;
III - as razões para o fracasso escolar são poucas e estão isoladas umas das outras;
IV - as dificuldades percebidas nos processos de escolarização não podem ser compreendidas de modo descolado das práticas e processos escolares que dificultam a aprendizagem.
Agora, assinale a opção correta: