Filtrar


Questões por página:

Uma informação da revista Veja nº 2605 dizia:


“Uma pesquisa da Universidade de Michigan com 80 jovens de 14 a 24 anos revelou que 85% deles sofreram sintomas de stress, como irritação e insônia, nas semanas que antecederam e nas que sucederam as eleições americanas de 2016. No caso das mulheres,51% das entrevistadas afirmaram que os sintomas permaneceram até 4 meses após o pleito. Para os homens, esse percentual foi de 32%”.


A palavra ou expressão abaixo que NÃO se liga a nenhum dos termos anteriores do texto é:

Na intenção de identificar notícias falsas, foram dadas várias “dicas” de como reconhecê-las. A primeira delas dizia: “Notícias falsas frequentemente apresentam manchetes apelativas em letras maiúsculas e com pontos de exclamação. Se as afirmações chocantes na manchete parecerem inacreditáveis, desconfie”.

Uma “dica” sobre notícias falsas dizia: “Muitos sites de notícias falsas contêm erros ortográficos ou apresentam layouts estranhos. Redobre a atenção na leitura se perceber esses sinais”.

Nas dicas anteriores, as formas verbais de imperativo “desconfie” e “Redobre” indicam:

Uma “dica” sobre notícias falsas dizia:


“Muitos sites de notícias falsas contêm erros ortográficos ou apresentam layouts estranhos. Redobre a atenção na leitura se perceber esses sinais”.

A notícia abaixo que poderia enquadrar-se nesse grupo é:

Na intenção de identificar notícias falsas, foram dadas várias “dicas” de como reconhecê-las. A primeira delas dizia:


“Notícias falsas frequentemente apresentam manchetes apelativas em letras maiúsculas e com pontos de exclamação. Se as afirmações chocantes na manchete parecerem inacreditáveis, desconfie”.


O significado adequado do adjetivo “apelativas” no texto acima é:

A revista Veja nº 2605 informa: “Estudo da Universidade de Pequim mostra que, se a temperatura da Terra subir aos 5 graus nas próximas décadas, as plantações de cevada serão afetadas e a escassez do grão poderá elevar o preço da cerveja em 70% no Brasil”.

A notícia veiculada pelo texto da revista Veja nº 2605 tem interesse especificamente: