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O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu, em grandes proporções, na década de 1980, buscando reunir, de forma equilibrada, não só a sociedade e o meio ambiente, mas também a economia.
Na perspectiva dos eixos transversais, cidadania e direitos humanos são termos utilizados para expressar a mesma realidade, isto é, a vinculação de um cidadão como membro de um Estado, em que seus direitos ficam adstritos a decisões políticas.
A política pública educacional indígena não pode se limitar ao mero reconhecimento da diferença, mas deve garantir a valorização de sua identidade étnico-cultural e dos direitos humanos de toda sua população.
No que se refere aos projetos político-pedagógicos, julgue o item.
Considerando-se uma visão crítica de projetos político-pedagógicos, como o Projeto Classe de Aceleração, é correto afirmar que este teve efeitos negativos sobre a qualidade do ensino, mas efeitos positivos sobre as estatísticas educacionais, sobre os custos da educação pública e sobre o sentimento de inclusão entre os que obtêm diploma.
Com base no texto acima, julgue o item.
O texto acima suscita uma reflexão acerca da “educação bancária”, prática amplamente condenada por Paulo Freire. Segundo esse educador e filósofo brasileiro, a referida prática consiste em depositar os conteúdos narrados nos estudantes, que, passivos, domesticados e doutrinados, não desenvolvem em si uma consciência crítica e, com esta passividade, tornam-se cada vez mais ingênuos. Nesse sentido, Paulo Freire e Vygotsky apresentam ideias semelhantes quanto ao perfil ideal do educador: profissional organizador do espaço educacional, animador, provocador, motivador da aprendizagem, tendo uma prática que objetiva a autonomia intelectual do aluno e não sua submissão, domesticação e ideologização.