Filtrar


Questões por página:

Em psicanálise, a grosso modo, podemos afirmar que cada estágio do desenvolvimento durante os primeiros cinco anos de vida é definido em termos dos modos de reação de uma zona específica do corpo. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Os estágios são chamados de “psicossexuais”, embora as pulsões sexuais não levem à aquisição das características psicológicas.

II. O ressurgimento da dinâmica na adolescência reativa os impulsos pré-genitais. Se eles forem satisfatoriamente deslocados e sublimados pelo ego, a pessoa passa para o estágio final da maturidade, o estágio genital.

III. Os estágios – oral, anal e fálico – são chamados de estágios pré-genitais. A criança, então, atravessa um prolongado período de latência, os chamados anos de tranquilidade, dinamicamente falando; durante esse período, os impulsos tendem a ser mantidos em um estado de repressão.

IV. Durante o primeiro estágio, que dura cerca de um ano, a boca é a principal região de atividade dinâmica. O estágio oral é seguido pelo desenvolvimento de catexias e de anticatexias em relação às funções eliminativas, o chamado estágio anal, que acontece no segundo ano de vida e é seguido pelo estágio fálico, em que os órgãos sexuais se tornam as zonas erógenas mais importantes.

Estão corretas apenas as afirmativas

Sob a pressão de excessiva ansiedade, o ego, às vezes, é forçado a tomar medidas extremas para aliviar a pressão. Essas medidas são chamadas de mecanismos de defesa. Sobre os mecanismos de defesa de Freud, é INCORRETO afirmar que
A disgrafia é também chamada de “letra feia”. Acontece devido à incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo, a pessoa escreve muito lentamente, unindo, assim, inadequadamente as letras, tornando-as ilegíveis. São características desse distúrbio, EXCETO:

A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. Sobre as características dessa confusão de letras; analise.


I. Confusão de sílabas como “encontraram” / “encontrarão”.

II. A troca de letras que se parecem sonoramente (faca/vaca).

III. Adições (ventilador); omissões (cadeira/cadera); fragmentações (a noitecer), inversões (pipoca/picoca) e junções (maistarde).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Entre 1920 e 1923, Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três sistemas da personalidade. Podemos afirmar, então, em relação ao aparelho psíquico, EXCETO: