Questões de Concurso
Filtrar
60 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 12
Questões por página:
“O universo afro-religioso de Macapá é marcado por um emaranhado de práticas religiosas como festas de santos, pajelança, umbanda, tambor de mina e candomblé, que acontecem e ocupam o mesmo espaço na maior parte das comunidades religiosas e que se combinaram em função da migração de pessoas, ideias e crenças que afluíram para o Estado desde 1943 e fortemente nas últimas décadas do século XX. Nesse contexto, o Marabaixo e o Batuque destacam-se como importantes manifestações culturais da população afrodescendente do Amapá, estando ligadas às festas dos santos católicos, como o Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade do Ciclo de Marabaixo”.
(Adaptado de PEREIRA, D. L. O candomblé no Amapá. Belém,2008, p.97-99.)
Com base no texto, é correto afirmar que as religiões afrobrasileiras praticadas no Amapá resultaram de um processo de
A respeito das disputas sobre a fronteira franco-brasileira no século XIX, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Em 1809 a Guiana Francesa foi conquistada e anexada ao império luso pela Corte portuguesa que havia se transferido para a América, pressionada pela expansão napoleônica.
( ) Em 1817, após o Congresso de Viena, Caiena e Guiana voltaram a pertencer à França Restaurada e o limite entre as duas colônias foi representado pelo rio Oiapoque.
( ) Em 1897, na Suíça, ocorreu uma arbitragem internacional para resolver o litígio: o Território Contestado foi concedido ao Brasil e o Oiapoque foi reconhecido como fronteira.
As afirmativas são, respectivamente,
Desde o período colonial, ocorreram conflitos entre Portugal e outras nações europeias (Espanha, França, Inglaterra, Holanda) na foz do rio Amazonas, visando a ocupação, a defesa e a exploração das potencialidades das terras recém-descobertas, sendo construídos fortes para garantir a defesa desse espaços.
Em relação a esses conflitos, analise as afirmativas a seguir.
I. O território português foi alvo de investidas francesas, holandesas e inglesas nos séculos XVII e XVIII, a partir das margens do rio Oiapoque.
II. Dada a fluidez das fronteiras da Amazônia colonial portuguesa, colonos, indígenas e jesuítas portugueses e franceses enfrentaram-se com frequência.
III. A atividade catequética de franciscanos e jesuítas foi uma estratégia político-militar da Coroa portuguesa para ocupar o vasto território das terras do Cabo Norte.
Está correto o que se afirma em