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No tocante à atuação da ouvidoria, podem ser considerados insumos valiosos para o aperfeiçoamento dos produtos e a efetividade dos serviços prestados pela organização:
É notória uma progressiva mudança de paradigma com relação à governança de empresas, a partir de uma compreensão de que as organizações são sistemas vivos e dinâmicos, onde os agentes que com elas se relacionam almejam ter suas percepções, necessidades e expectativas validadas. Nesse contexto, compreende-se como importante papel desempenhado pela ouvidoria:
Os princípios da ouvidoria funcionam como alicerces na construção de um ambiente ético para o tratamento das informações, questionamentos e críticas dos usuários dos serviços públicos e privados. Um dos princípios que balizam suas concepções e finalidades é definido por:
O modelo de cultura organizacional, cujo papel do ouvidor extrapola o simples diferencial estratégico, constituindo-se como parte dos valores da organização, capaz de recomendar e redirecionar o rumo das decisões sempre com transparência, confidencialidade e conduta ética, é definido por cultura:
Considerando que as atividades dos ouvidores/ombudsman devem sempre estar balizadas por princípios éticos, morais e constitucionais, a ABO - Associação Brasileira de Ouvidores instituiu o Código de Ética. De acordo com esse Código, cabe ao ouvidor: