Questões de Concurso
Filtrar
30 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Artes Cênicas
A dança se constitui como prática artística pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicadas no movimento dançado. Os processos investigativos e produção artística centram-se naquilo que no e pelo corpo, discutindo e significando relações entre corporeidade e produção estética da dança. Partindo dos processos de investigação e produções artísticas da dança é correto afirmar que:
Disciplina:
Artes Visuais
Usando seus conhecimentos sobre a História da Arte, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O movimento Fluxus reuniu artistas ligados apenas por uma influência comum: Marchel Duchamp e Dadá. Como eles, os artistas querem que a arte seja uma brincadeira de criança, um ato de revolta contra as instituições. Querem criar uma arte efêmera e lúdica para romper as fronteiras.
( ) O cubismo não fez mais que recolocar em posição de honra na pintura um sistema bastante antigo, o mais antigo de todos, a estética ornamental; confirmou que se pode fazer painéis não narrativos e aferrar-se a esse sistema.
( ) As pinturas expressionista são frequentemente dotadas de temas que fogem da realidade da sociedade, são em sua plenitude a expressão maior do artista, e a representação do eu artístico, sem valorizar aspectos irracionais e instintivos no procedimento. Considerando a representação das coisas tais como elas aparecem, os artistas se concentram nas linhas, formas e cores, perfeitas, beirando ao realismo figurativo, com imagens lúdicas e dissonantes.
( ) A partir de 1908, na França, alguns artistas vão questionar a concepção que se tinha da pintura. Ao representar o que era visto, na sua totalidade, de forma narrativa, a realidade se recompõe como um quebra- cabeça espalhado. Se inspiram em imagens estereotipadas, visando uma olhar romantizado da perfeição, diante da sociedade que se funde ao progresso mundial. O cubismo é uma nova maneira de olhar o mundo.
( ) O Expressionismo foi um movimento artístico de vanguarda que se opôs ao Impressionismo francês. A ideia do Expressionismo era da arte enquanto ação e manifestou-se na concepção da imagem de forma emocional, visceral, por vezes violenta, em que as cores e as formas não correspondem à realidade direta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) O movimento Fluxus reuniu artistas ligados apenas por uma influência comum: Marchel Duchamp e Dadá. Como eles, os artistas querem que a arte seja uma brincadeira de criança, um ato de revolta contra as instituições. Querem criar uma arte efêmera e lúdica para romper as fronteiras.
( ) O cubismo não fez mais que recolocar em posição de honra na pintura um sistema bastante antigo, o mais antigo de todos, a estética ornamental; confirmou que se pode fazer painéis não narrativos e aferrar-se a esse sistema.
( ) As pinturas expressionista são frequentemente dotadas de temas que fogem da realidade da sociedade, são em sua plenitude a expressão maior do artista, e a representação do eu artístico, sem valorizar aspectos irracionais e instintivos no procedimento. Considerando a representação das coisas tais como elas aparecem, os artistas se concentram nas linhas, formas e cores, perfeitas, beirando ao realismo figurativo, com imagens lúdicas e dissonantes.
( ) A partir de 1908, na França, alguns artistas vão questionar a concepção que se tinha da pintura. Ao representar o que era visto, na sua totalidade, de forma narrativa, a realidade se recompõe como um quebra- cabeça espalhado. Se inspiram em imagens estereotipadas, visando uma olhar romantizado da perfeição, diante da sociedade que se funde ao progresso mundial. O cubismo é uma nova maneira de olhar o mundo.
( ) O Expressionismo foi um movimento artístico de vanguarda que se opôs ao Impressionismo francês. A ideia do Expressionismo era da arte enquanto ação e manifestou-se na concepção da imagem de forma emocional, visceral, por vezes violenta, em que as cores e as formas não correspondem à realidade direta.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
Artes Visuais
Assim como a linguagem das artes visuais e cênicas, a música também tem seus próprios códigos. A palavra música vem do grego musiké téchne e significa “arte das musas”. As musas eram responsáveis por inspirar o conhecimento, as ciências e as artes na mitologia grega. Como acontece para todas as outras artes, não há uma definição fechada para música. Existe uma infinidade de produções musicais cada qual com sua sonoridade. Em relação a música e os parâmetros do som, analise as afirmativas abaixo.
I. A altura equivale ao volume do som que é produzido, podendo ser forte ou fraco dependendo da força gerada para produzir o som.
II. A densidade refere-se ao tempo de ressonância de um som, podendo ser curto, e depende da quantidade de sons produzidos ao mesmo tempo.
III. Todo o som pode ser caracterizado com base em quatro parâmetros. São eles intensidade, duração, altura e timbre. O controle desses parâmetros permite criar melodia, harmonia, e ritmo, que são os elementos principais da música.
IV. Quando classificamos o som como grave ou agudo estamos falando da intensidade do som. Essa classificação depende da frequência da vibração do som por segundo.
V. A música pode ser entendida como a intenção de organizar materiais sonoros, tais como melodia, ritmo, harmonia, ruídos. Esses materiais podem ser organizados uma única vez ou combinados de diferentes e diversas maneiras. Música é algo que soa, se não há som não há música.
Assinale a alternativa correta.
I. A altura equivale ao volume do som que é produzido, podendo ser forte ou fraco dependendo da força gerada para produzir o som.
II. A densidade refere-se ao tempo de ressonância de um som, podendo ser curto, e depende da quantidade de sons produzidos ao mesmo tempo.
III. Todo o som pode ser caracterizado com base em quatro parâmetros. São eles intensidade, duração, altura e timbre. O controle desses parâmetros permite criar melodia, harmonia, e ritmo, que são os elementos principais da música.
IV. Quando classificamos o som como grave ou agudo estamos falando da intensidade do som. Essa classificação depende da frequência da vibração do som por segundo.
V. A música pode ser entendida como a intenção de organizar materiais sonoros, tais como melodia, ritmo, harmonia, ruídos. Esses materiais podem ser organizados uma única vez ou combinados de diferentes e diversas maneiras. Música é algo que soa, se não há som não há música.
Assinale a alternativa correta.
Disciplina:
Artes Plásticas
O artista brasileiro Di Cavalcanti foi pintor, desenhista, ilustrador, cartunista, caricaturista, muralista, cenógrafo, escritor, jornalista, poeta e doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia. Nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 6 de setembro de 1897. Sobre sua vida e obra, analise as afirmativas abaixo.
I. O artista brasileiro Di Cavalcanti foi um dos grandes incentivadores da realização da Semana de Arte Moderna.
II. O artista Di Cavalcanti foi o precursor da arte conceitual no Brasil, pois em suas obras o conceito era destaque.
III. Dotado de fino humor, porte fidalgo e uma grande cultura, o artista Di Cavalcanti pôde retratar em suas obras a presença de mulheres jovens imigrantes, paisagens praianas e bucólicas. Ficou conhecido pelas figuras abstratas que retratava.
IV. Di Cavalcanti foi influenciado por diversos pintores, como Picasso, Gauguin, Matisse e Braque. Sendo, foi um artista muito audaz, capaz de transformar essas influências em uma produção muito pessoal e associada aos temas nacionais.
Estão corretas as afirmativas:
I. O artista brasileiro Di Cavalcanti foi um dos grandes incentivadores da realização da Semana de Arte Moderna.
II. O artista Di Cavalcanti foi o precursor da arte conceitual no Brasil, pois em suas obras o conceito era destaque.
III. Dotado de fino humor, porte fidalgo e uma grande cultura, o artista Di Cavalcanti pôde retratar em suas obras a presença de mulheres jovens imigrantes, paisagens praianas e bucólicas. Ficou conhecido pelas figuras abstratas que retratava.
IV. Di Cavalcanti foi influenciado por diversos pintores, como Picasso, Gauguin, Matisse e Braque. Sendo, foi um artista muito audaz, capaz de transformar essas influências em uma produção muito pessoal e associada aos temas nacionais.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Artes Visuais
O movimento Tropicália ou tropicalismo foi um movimento cultural que atingiu, sobretudo, a música brasileira a partir da década de 60. Abriu um terreno fértil para uma concepção de arte brasileira inovadora, em uma época em que a cultura estava sob as regras da Ditadura Militar. Surgiu sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira, misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira às inovações estéticas. Surgiu no final da década de 1960 com apresentações de Caetano Veloso e Gilberto Gil no III Festival de Música Popular realizado em 1967 pela TV Record. Em relação ao movimento Tropicalista, assinale a alternativa correta.