Questões de Concurso
Filtrar
40 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 8
Questões por página:
(DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. Petrópolis: Editora Vozes,2019, p.79).
A partir da definição apresentada pelo autor, pode-se afirmar que a manutenção nos mesmos patamares das taxas de adoecimento psíquico em uma sociedade durante um longo período de tempo é um fato social
Observe a imagem.
Gráfico 3
Chances Estimadas de Homens Brancos e Negros se Tornarem
Profissionais ou Administradores ao Invés de Trabalhadores Rurais
por Anos de Escolaridade
(Modelo 2 – Tabela 4), Brasil 1996
Anos de Escolaridade
Fonte: Elaboração do autor a partir dos modelos estimados com base nos
dados da PNAD 91996).
(RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. Classe, raça e mobilidade social
no Brasil. Dados, v.49, p.833-873,2006).
No gráfico acima o sociólogo Carlos Antonio da Costa Ribeiro apresenta os resultados de sua pesquisa sobre Classe, Raça e Mobilidade Social no Brasil. A partir da análise do gráfico observe as afirmações a seguir:
I Ainda que com os mesmos anos de escolaridade, homens brancos têm maiores chances de tornarem-se profissionais ou administradores que homens negros.
II Considerando a diferença de chances para homens brancos e negros tornarem-se profissionais ou administradores ao final da trajetória escolar indica que o racismo estrutural possui grande peso na explicação do fenômeno.
III A comprovação de que homens negros e brancos podem alcançar o mesmo número de anos de escolaridade demonstra que o problema do racismo no Brasil não está relacionado a questões estruturais, e sim ao preconceito racial.
Sobre as afirmativas acima, apenas
(GUAJAJARA, Lídia. Vai ter indígena de Iphone, sim. Portal Terra. Opinião. Brasília,12 de mai. de 2022. Disponível em: <https://www.terra.com.br/nos/opiniao/midia-india/opiniao-vai-terindigena-com-iphonesim,1162ac17f37ee2f972f50b9e4ff2b575ron139mt.html>. Acesso em: 25 de jan. de 2023).
Com esta afirmação a comunicadora digital indígena Lídia Guajajara buscou responder a quem questiona a identidade indígena a partir da posse de bens de consumo como celulares, pois esta seria uma visão romantizada sobre o indígena. A partir das questões levantadas por essa fala podemos afirmar que a cultura é