Filtrar


Questões por página:
A chama é um reservatório de átomos muito usado na espectrometria de absorção atômica.

Para se quantificar um metal de interesse, introduzindo a amostra na chama a partir de uma solução, deve-se
A bateria de 12 V de um carro é um conjunto de seis pilhas de 2 V cada ligadas em série. Devido a uma reação de oxirredução, ocorre a geração de energia elétrica. Essa reação é representada pela seguinte equação:

PbO 2(s) + Pb (s) + 2 H 2 SO 4(aq) → 2 Pb SO 4(s)+ 2 H 2 O (l)

Na bateria, o polo negativo ou anodo da pilha é

Utilizando os princípios da volumetria de neutralização em meio aquoso, adicionou-se lentamente, a partir de uma bureta, solução padrão de ácido clorídrico 0,10 mol/L em um frasco Erlenmeyer, contendo 25,00 mL de solução de hidróxido de amônio até se atingir o ponto estequiométrico.

Metilorange foi usado como indicador do ponto final da titulação, e o volume estequiométrico da titulação foi 40 mL da solução de H.

A concentração da solução de hidróxido de amônio, em mol/L, é igual a

Sobre uma bancada, há uma solução aquosa de FeCl3 . Desejando-se saber qual a sua concentração, foi feita uma análise gravimétrica com os seguintes procedimentos:

A 25,00 mL dessa solução adicionou-se, lentamente e com agitação constante, uma solução aquosa de hidróxido de amônio até a precipitação completa de hidróxido de Fe III (Reação I).

Fe3+ (aq)+ 3 OH - (aq) → Fe(OH) 3(s)          Reação I

Após envelhecimento do precipitado em sua água-mãe, procedeu-se à filtração e à lavagem do precipitado. O precipitado foi transferido para um cadinho previamente tarado, onde foi feita a sua calcinação (Reação II).

2Fe(OH) 3(s) → Fe2 O 3(s) + 3H2 O(g)           Reação II

Sendo a massa de Fe2 O3(s)obtida após a calcinação, igual a 0,40 g, qual a concentração de Fe 3+ na solução original, em g/L?

Dados:
massa molar do Fe = 56 g/mol
massa molar do Fe2 O3 = 160 g/mol

Considere a seguinte experiência que visa a identificar as cores presentes numa tinta: “pinga-se uma gota de tinta de uma caneta hidrocor a 1 cm da extremidade de uma tira de papel de filtro. Introduz-se essa extremidade da tira de papel de filtro em um solvente (água ou álcool), sem que o solvente toque na tinta. Após alguns segundos, o solvente sobe por capilaridade e, no arraste, as diferentes cores presentes na tinta se separam”.

Esse método de separação é denominado