Filtrar


Questões por página:

As assertivas a seguir traduzem diferentes tipos de escolas sobre a formulação da estratégia.

Após a leitura de cada uma delas, assinale a opção que contenha a nomenclatura correta de cada uma das escolas na ordem em que as assertivas foram apresentadas.

1. A estratégia pode ser definida como a determinação das metas e de objetivos básicos de uma empresa a longo prazo, bem como da adoção de cursos de ação e alocação dos recursos necessários à consecução dessas metas.

2. A essência da estratégia está no desenvolvimento da capacidade organizacional para adquirir, criar, acumular e explorar o conhecimento.

3. Estratégia é o padrão ou plano para integrar as principais metas, políticas e sequências de ações de uma organização para uma postura singular e viável, com base em suas competências internas relativas, mudanças no ambiente antecipadas e providências contingentes realizadas por oponentes inteligentes.

Analise as assertivas a seguir e eleja aquelas que podem ser imputadas ao modelo de Michael Porter de formulação estratégica.

I. A vantagem competitiva não pode ser entendida olhando-se uma empresa como um todo. A cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possam compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação.

II. Embora seja verdade que muitas estratégias planejadas são mal concebidas, creio que o problema, frequentemente, reside um passo além, na distinção que fazemos entre formulação e implementação – e a premissa comum de que o pensamento deve ser independente (e preceder) à ação. Todo fracasso de implementação é, por definição, um fracasso na formulação.

III. A estratégia competitiva pode ser entendida como ações ofensivas e defensivas para criar uma posição defensável em uma indústria, para enfrentar com sucesso as cinco forças competitivas (rivalidade entre as empresas, poder de barganha do cliente, poder de barganha do fornecedor, ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos) e, assim, obter um retorno sobre o investimento maior para a empresa.

IV. Intenção estratégica deve substituir o conceito de visão estratégica, pois cria a noção de propósito na organização, um senso de direcionamento comum e o destino estratégico, além de inspirar e motivar a equipe de colaboradores.
A Coluna I a seguir traz algumas das questões-chave em estratégia. A Coluna II traz a descrição de cada uma delas.

Correlacione as colunas e, ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para a Coluna I.

COLUNA I

( ) São declarações bastante gerais e, por isso, mantêm-se válidas por um longo tempo. Quanto mais longa a validade, mais elas são representativas da cultura organizacional.

( ) São declarações que descrevem como a empresa estará e o que terá realizado no futuro.

( ) São os princípios que estabelecem como a comunidade organizacional vai se comportar, como trabalha, como exerce suas atribuições.

COLUNA II

(1) Valores.

(2) Missão.

(3) Visão.
A seguir estão descritos alguns questionamentos que expressam as perguntas que os gestores fazem a si mesmos no momento da definição dos fundamentos estratégicos e da própria estratégia.

Analise as interrogações a seguir e escolha a opção que contenha a sequência correta de respostas.

___________ procura responder: para onde queremos ir juntos?

___________ procura responder: como seremos diferentes ao criar valor?

____________procura responder a pergunta: por que existimos?

____________procura responder a pergunta: que crenças orientarão nosso comportamento?

Partindo do princípio de que a estratégia é a definição do melhor futuro para a sua equipe ou organização, o mapeamento da rota para alcançá-lo e a sua clara comunicação, analise as assertivas a seguir classificando-as como verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A estratégia é um exercício teórico.

( ) É importante que, na formulação da estratégia, a organização escolha o maior número de prioridades possível.

( ) A estratégia precisa ser flexível e ágil para aproveitar as novas oportunidades e minimizar novas ameaças.

( ) A estratégia deve ser considerada altamente confidencial.