TJ-PI - 2010 - Analista Judiciário
limpar filtros
Questões por página:
A legitimidade, resolutividade e a qualidade do trabalho do analista judiciário/assistente social, junto ao Tribunal de Justiça, deve lograr algumas características. São elas:
Ao ser chamado para compor a equipe técnica, junto ao Tribunal de Justiça, o analista judiciário/assistente social deve orientar-se pelo projeto ético-político que define para a profissão:

I. contribuir para o fortalecimento de processos emancipatórios, nos quais há a formação de uma consciência crítica dos sujeitos frente à apreensão da realidade.

II. facilitar os processos democráticos garantidores de direitos e de relações horizontais entre profissionais e usuários.

III. projetar a emancipação e a transformação social.

Está correto o que se afirma em:
Na regulamentação da profissão, constituem como competências do assistente social:

I. encaminhar providências e prestar orientações psicoterapêuticas a indivíduos, grupos e à população.

II. orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.

III. realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

Está correto o que se afirma em:

No projeto ético-político atual do Serviço Social brasileiro explicita-se:

O trabalho profissional do assistente social, considerando o pensamento crítico dialético, está condicionado