Petrobras - 2012 - 2012 - 1
limpar filtros
Questões por página:
A classificação dos óxidos é feita de acordo com as suas propriedades. Assim, o

Considere o gráfico de solubilidade abaixo com as quantidades máximas, em g, de um sal que pode ser dissolvido em 100 g de água a diferentes temperaturas.



Uma solução saturada desse sal pesando 170 g e na temperatura de 40 °C foi resfriada a 10 °C. A massa do sal, em g, que precipita formando um sólido no fundo do frasco (corpo de fundo) é aproximadamente igual a

Um copo Becher contém 0,34 g de nitrato de prata dissolvido em água, e um outro copo Becher contém 0,34 g de iodeto de potássio dissolvido em água. Ao se misturarem os conteúdos dos dois copos, ocorre a seguinte reação:

AgNO3 (aq) + KI (aq) → AgI (s) + KNO3 (aq)

Levando-se em conta a estequiometria da reação e o conceito de reagente limitante, e sendo as massas molares do AgNO3 = 170 g/mol e do KI = 166 g/mol, após a reação

Sobre uma bancada, há cinco frascos contendo soluções aquosas de ácido clorídrico, hidróxido de sódio, cloreto de sódio, cloreto de amônio e bicarbonato de sódio. Os frascos não estão rotulados, impedindo a sua direta identificação. Visando a identificar as substâncias presentes em cada frasco, um técnico teve a ideia de iniciar medindo os valores de pH de cada uma das soluções e obteve os seguintes valores:

Frasco 1: pH = 2
Frasco 2: pH = 12
Frasco 3: pH = 7
Frasco 4: pH = 4
Frasco 5: pH = 10

A partir dos valores de pH obtidos, o técnico deve ter concluído que a substância possivelmente presente no frasco

A reação do dicromato de potássio com sulfato de ferro II é feita em meio fortemente ácido, como representado pela equação não balanceada abaixo.

K2 Cr 2 O7 (aq) + FeSO4 (aq) + H2 SO4 (aq) → Cr 2 (SO4 ) 3 (aq) + Fe2 (SO4 ) 3 (aq) + K2 SO4 (aq) + H2 O

Nessa equação, verifica-se que