limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
O planejamento estratégico de TI pode ser considerado a primeira etapa em um modelo de quatro etapas para o planejamento de TI. A análise de necessidades de informação seria a segunda etapa, seguida da alocação de recursos e, por fim, do planejamento de projeto.
mostrar texto associado
Diferentemente do planejamento estratégico de negócios, que abrange três níveis — estratégico, tático e operacional —, no planejamento estratégico de TI não há o nível tático.
mostrar texto associado
Considerando que o setor #14 lide com aspectos concernentes à qualidade de produto e serviços e que a XPTO adote o PMBOK, os referidos aspectos serão tratados pela área de conhecimento denominada gestão de qualidade. No PMBOK, essa área lida com aspectos relacionados ao ciclo de vida do produto, que consiste em fases do produto sequenciais e sobrepostas, bem como ao ciclo de vida do próprio projeto, que consiste em fases não sequenciais e que não se sobrepõem.
mostrar texto associado
Se o setor #7 for responsável pelo gerenciamento de compras e fornecedores de materiais e a XPTO adotar o PMBOK, haverá, nessa ferramenta gerencial, uma área de conhecimento especificamente para aquisições, subdividida em quatro processos que se encontram no grupo de monitoramento e controle.
mostrar texto associado
Supondo que o desenvolvimento de sistema de TI para gerência de workflow de documentos tenha sido iniciado e finalizado em #13 e que esse workflow será implantado na organização, então, essa operação deverá ser tratada como um novo projeto, uma vez que envolve custo e tempo. Nessa situação, caso a XPTO adote o ITIL, aspectos como incidentes, mudanças e problemas no citado serviço de workflow deverão ser gerenciados no estágio de operação de serviços.