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Caso em #6 exista uma diretiva da empresa para que as respostas às dúvidas suscitadas pelos clientes sejam enviadas em, no máximo, três horas após o recebimento, e a XPTO adote o ITIL, será possível a ela definir, gerenciar e aferir medidas análogas aos seus serviços a partir de OLAs (Operational Level Agreements) com seus fornecedores internos e UC (Underpinning Contracts) para os externos.
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Considerando que o #3 seja o setor responsável por gerenciar o Retorno sobre Investimento (ROI), a XPTO, ao adotar o ITIL, encontrará diretivas de gerenciamento específico para essa parte financeira do serviço no setor de estratégia de serviços.
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No setor #5, deve haver grande preocupação quanto à capacidade dos serviços. Esse tópico, capacidade, é tratado tanto no PMBOK quanto no ITIL, embora de maneiras distintas. No primeiro, esse conceito pode ser encontrado nas áreas de conhecimento de Riscos e de Aquisições. No segundo, o gerenciamento de capacidade tem como atividade-chave a produção do Plano de Capacidade, que documenta os níveis atuais de utilização de recursos e prestação de serviços.
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O ITIL, por ser estritamente operacional quanto aos seus objetivos, não possui relação com o setor #4, que, provavelmente, cuida de diretivas gerenciais, tais como alinhamento com o negócio e estratégias organizacionais. Isso, porém, não é verdade quanto ao PMBOK, que, por abordar gerenciamento de projetos, tem ligação estreita com a gestão organizacional.
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Considerando que, na XPTO, a área responsável por determinar o orçamento seja a #2 e que ela adote o PMBOK, haverá um processo com essa finalidade especificamente na área de conhecimento Custos de Projeto.