SEFAZ-RJ - 2010 - Oficial de Fazenda
limpar filtros
Questões por página:

As afirmativas abaixo referem-se aos seguintes assuntos: Distribuições de Probabilidade, Amostragem, Intervalos de Confi­ança, Teste de Hipóteses, Correlação e Regressão.

I - As distribuições: Binomial e Normal, referem-se a variáveis aleatórias discretas.
II - Na estimação por intervalo, duplicando-se o tamanho da amostra, o erro amostrai será reduzido à metade.
III - Na amostragem estratificada, um elemento da população não poderá estar simultaneamente em dois ou mais estratos.
IV - Num teste de hipóteses, o erro do tipo I consiste em aceitar a hipótese nula sendo ela falsa.
V - Na correlação simples, multiplicando-se as variáveis X e Y por uma constante positiva maior do que a unidade, o coeficiente de correlação será multiplicado por essa constante.
VI - No modelo de regressão linear simples Y = α + βx + ε, α é o intercepto e β é o coeficiente angular da reta de regressão.

São corretas apenas as afirmativas:

No mesmo site citado na questão anterior e utilizando o ar­quivo “Quadros 2009.xls”, foram calculados a média, o desvio pa­drão e o coeficiente de variação (CV) para a arrecadação, no ano de 2009, de impostos dos seguintes setores econômicos: AGRI­CULTURA, INDÚSTRIA e SERVIÇOS. No quadro abaixo foram omitidas algumas medidas, substituídas pelas incógnitas X, Y e Z.

A única alternativa correta, para os valores aproximados dessas incógnitas, é:

No site da Secretaria Estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) podem ser encontradas muitas informa­ções a respeito da arrecadação dos diversos impostos. Clicando no link "Transparência Fiscal” e depois no link “Arrecadação”, pode-se fazer o “Download das tabelas em XLS". No arquivo “Quadros 2009.xls" encontra-se a informação dos valores mensais arreca­dados de todos os impostos em 2009 e 2008. Assim, escolhido o ITD e transformadas as 24 observações mensais desses valores numa distribuição de frequências agrupadas em classes, foi obtida a tabela abaixo, não havendo valores coincidentes com os ex­tremos das classes.

Calculando-se a média e a mediana dessa distribuição, em milha­res de reais, encontram-se, respectivamente:

João é fiscal, mas não gosta de sair à rua quando chove, preferindo trabalhar em casa, no seu computador. Se chover, a pro­babilidade de sair para efetuar uma fiscalização é de apenas 10%. E se não chover, a probabilidade de sair para efetuar uma fiscaliza­ção será de 90%. No dia 01.09.2010 estava marcada uma fiscaliza­ção para João, numa área em que a probabilidade de encontrar alguma irregularidade é de 40%. A meteorologia previa, para esse dia, uma probabilidade de 20% para a ocorrência de chuva. Saben­do que João efetuou a fiscalização e encontrou irregularidade, a probabilidade de ter chovido naquele dia é, aproximadamente, de:

Comparando os diagramas acima e utilizando o esquema dos cin­co números, analise as afirmativas abaixo.

I - A amplitude total da distribuição dos escores dos funcionários é menor na Empresa ALFA do que na Empresa BETA.
II - As amplitudes inter-quartílicas das distribuições são iguais.
III - A distribuição dos escores na Empresa ALFA é bimodal.
IV - Escolhendo ao acaso um funcionário da empresa BETA, a probabilidade de que esse funcionário tenha um escore entre 77 e 86 será de 25%.

Sobre essas afirmativas, tem-se que: