SEFAZ-SP - 2013 - AFR
limpar filtros
Questões por página:
No intuito de facilitar a organização e assimilação dos conhecimentos relativos ao BPM, o BPM CBOK foi estruturado em 9 áreas específicas de conhecimento, sendo todas inter-relacionadas e evolutivamente complementares. A área de conhecimento que “identifica métodos e ferramentas para avaliar os níveis de maturidade de gerenciamento de processos, juntamente com as áreas requeridas de prática de BPM que podem melhorar as condições da organização. Várias estruturas de processos de negócio são discutidas, junto com a noção de integração de processos, ou seja, a interação de vários processos entre si e os modelos que vinculam o desempenho, as metas, tecnologias, pessoas e controles (financeiros e operacionais) às estratégias corporativas e aos objetivos de desempenho” é a de

Dentre as técnicas de modelagem de processos mais difundidas atualmente está o IDEF (Integrated DEFinition). A figura abaixo mostra a hierarquia de processos no IDEF 0.


A associação correta dos grupos I, II e III com a hierarquia de processos no IDEF 0 está expressa em:

O BPMN é uma notação gráfica de modelagem de processos de negócio. A especificação dos processos de negócios no padrão BPMN chama-se Business Process Diagram (BPD) ou Diagrama de Processos de Negócio. O BPD que modela o processo Atendimento a reclamações é mostrado na figura abaixo.



Neste BPD, devem ser representadas as seguintes atividades:

a. Responder reclamação;
b. Analisar reclamação;
c. Receber reclamação;
d. Solicitar documentos de suporte.

A associação destas atividades com o local correto nas caixas do BPD está expressa em:

Há 3 tipos de processos de negócio, a saber:

I. são de natureza interfuncional e compõem a cadeia de valor.

II. habilitam outros processos. Como exemplos pode-se citar os de recursos humanos e TI.

III. são utilizados para medir, monitorar e controlar atividades de negócio.

O tipo de processo e sua caracterização estão expressos corretamente em:

mostrar texto associado
Nos parágrafos 5 e 6, são feitas referências à geração de relatórios e à consulta a paineis. Sobre este tema é correto afirmar que