SEDUC-AM - 2014 - Nível Superior
limpar filtros
Questões por página:
Leia o fragmento a seguir.

Em linhas gerais significa, na leitura, a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em sons, e na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos.”

O fragmento acima representa o conceito de
Em uma turma no início do processo de aprendizagem da escrita, a professora fazia uma atividade na qual os alunos escreviam palavras do jeito que elas soubessem.

Com relação à proposta pedagógica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A materialidade da escrita permite ao aluno partes da palavra que não são naturalmente observadas quando são faladas.
( ) É importante que as crianças se defrontem com as palavras escritas convencionalmente de modo a comparar com as suas escritas.
( ) Baseia na necessidade de verificar a correspondência entre o oral e a escrita, sempre com a preocupação de que se escreva ortograficamente correto desde o início.

As afirmativas são, respectivamente,

Relacione os gêneros textuais aos respectivos exemplos.

1. Narrativa
2. Descritivo
3. Expositivo

( ) Verbetes e laudos médicos 
( ) Livros didáticos e relatórios
( ) Fábulas e biografias

Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.

Leia o fragmento a seguir.

A _____ é a socialização do saber _____ acumulado, garantindo a todos a posse de _____ que foram e que estão sendo construídos pelo seres humanos ao longo do tempo.”

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Leia o fragmento a seguir:

recurso didático muito utilizado nas práticas de alfabetização. São jogos de linguagem popular, alguns antigos que passam de pais para filhos e são conhecidos como canções ou pequenos poemas do folclore brasileiro. É comum haver diferentes versões, porque são textos transmitidos oralmente.”

O fragmento acima representa o conceito de