SEDUC-AM - 2014 - Nível Superior
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O papel do Fonoaudiólogo, segundo o Modelo Psicolínguístico de intervenção fonoaudiológica nas crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), é o de determinar, mediante diagnóstico diferencial, a causa da sintomatologia apresentada e os fatores psicolinguísticos implicados.
Assim, no processo de avaliação devem ser selecionadas atividades eficientes, que permitam ao clínico investigar cada um dos níveis do processamento da informação, para então traçar o perfil psicolinguístico da criança.
Na vertente da linguagem receptiva, o clínico deve observar se
Ao realizar uma avaliação articulatória, segundo a análise fonológica, devem ser considerados os seguintes passos: exame audiológico completo; investigação do mecanismo da fala; produção de fala; compreensão de linguagem; produção de linguagem; investigação da história de desenvolvimento da criança e seu comportamento social e transcrição completa da avaliação.
A avaliação da produção de fala deve conter
Na avaliação fonoaudiológica de um paciente queimado na face e no pescoço devem ser incluídas sua história clínica resumida e seus dados gerais.
O fonoaudiólogo deve realizar essa avaliação
Com relação à Síndrome de Down, analise as afirmativas a seguir.

I. A habilidade comunicativa, no início do desenvolvimento do bebê com Síndrome de Down, pode se mostrar comprometida.
II. A Síndrome de Down é uma das condições genéticas com deficiência intelectual que mais apresentam disfluências gagas do tipo bloqueio, prolongamento e repetição de sílabas, associada ao distúrbio de linguagem e aprendizagem.
III. A audição é outro aspecto que requer cuidados iniciais e acompanhamento médico e fonoaudiológico ao longo do desenvolvimento do bebê com Síndrome de Down, já que a perda auditiva do tipo neurossensorial está associada à má formação da cóclea.

Assinale:
O diagnóstico e a intervenção em bebês e crianças pequenas surdas ou deficientes auditivas colocam, para o fonoaudiólogo, o desafio de estabelecer, clinicamente, a relação entre capacidade e desempenho auditivo. A esse respeito, relacione as colunas a seguir.

1. Capacidade auditiva
2. Desempenho auditivo

( ) É um conceito abstrato do potencial anatômico e funcional de um sujeito.
( ) Os exames determinam as expectativas com relação às respostas auditivas das crianças e, consequentemente, o prognóstico quanto à aquisição da linguagem oral.
( ) Está sujeito à influência de inúmeros fatores e da interação entre eles, uma vez que envolve comportamentos de diversas naturezas.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.