703 Questões de concurso encontradas
Página 56 de 141
Questões por página:
Com a expressão "simbolismo religioso" indica-se o conjunto dos signos que, por abstração, representam ou evidenciam aspectos importantes das religiões.
De acordo com as imagens acima, os símbolos das tradições religiosas hinduísta e taoísta são, respectivamente,
As tradições religiosas indígenas são diferentes entre si, mantendo, como um dos traços comuns, a presença do pajé e dos rituais de pajelança. A respeito desta figura emblemática, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os etnólogos usam o termo xamã ou o equivalente tupi-guarani pajé para indicar indivíduos dotados de prestígio mágico-religioso entre os membros de sua sociedade.
( ) Os pajés efetuam curas através de rituais nos quais exercem um controle sobre os espíritos que consideram ter provocado as doenças.
( ) Os xamãs amazônicos têm a função de traduzir e conectar os homens aos espíritos e às almas dos animais e de outros homens mortos que integram a cosmologia indígena.
As afirmativas são, respectivamente,
Pierre Verger foi um fotógrafo e etnógrafo francês radicado na Bahia. Em 1948, em viagem pelo Maranhão, fotografou de perto algumas cerimônias religiosas, como as do Tambor de Mina, reproduzidas a seguir.
Com relação ao Tambor de Mina, com base em seus conhecimentos e nas imagens apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
I. A palavra Tambor se refere ao instrumento que é utilizado nos rituais de culto, ao passo que o vocábulo Mina se refere aos negros-mina, nome dados aos africanos escravizados provenientes da costa africana, ao leste do Castelo de S. Jorge de Mina.
II. Diferentemente das demais religiões de matriz africana, o Tambor de Mina não inclui transe ou possessão, nele as entidades são cultuadas como modelos de comportamento e inspiração espiritual, de forma análoga aos santos no catolicismo.
III. Os voduns são os trajes cerimonias utilizados pelas devotas desta religião, nas procissões ao som de cânticos em língua africana, realizadas para celebrar as divindades jeje e nagôs, que representam forças da natureza ou ancestrais divinizados.
Assinale: