328 Questões de concurso encontradas
Página 22 de 66
Questões por página:
Relacione os nomes das etapas de desenvolvimento frutífero, na Coluna 1, à sua correta descrição, na Coluna 2.
Coluna 1
1. Senescência.
2. Climatério.
3. Maturação.
4. Maturação fisiológica.
5. Crescimento.
Coluna 2
( ) Caracterizada por uma série de alterações bioquímicas, associadas ao aumento da taxa respiratória e produção autocatalítica de etileno, marcando o limite entre o crescimento e o envelhecimento.
( ) Aumento irreversível de atributos físicos de um fruto em desenvolvimento.
( ) Ocorre após o desenvolvimento do fruto, quando cessa o crescimento devido à sua limitada capacidade de síntese, ocorrendo transformações bioquímicas que tendem à degradação, influenciando na determinação da perecibilidade do fruto.
( ) Caracterizada por alterações sensoriais relacionadas à textura, aparência e ao sabor, quando os frutos são transformados em produtos atrativos para o consumo, sendo um processo normal e irreversível.
( ) Ocorre quando cessa a translocação dos fotossintatos, e, a partir disso, a planta aciona mecanismos para desidratação das sementes, as quais se encontram totalmente formadas e prontas para a disseminação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sendo uma das práticas mais utilizadas com objetivo de melhorar as condições de estrutura, fertilidade do solo e racionalização do uso de fertilizantes, a adubação verde está entre as práticas mais incentivadas. Essa tecnologia de manejo apresenta efeitos benéficos ao sistema solo-planta. Portanto, dentro da premissa de manter o solo permanentemente coberto, algumas espécies de plantas apresentam-se como protetoras e melhoradoras do solo, além de funcionarem também como adubo verde. Como regra, qualquer espécie vegetal pode ser utilizada como cultura de cobertura. Porém, ao se considerar as características desejadas para integrar um sistema de produção que inclua a prática da adubação verde, algumas espécies tornam-se prioritárias pelas suas características. Analise as características abaixo em relação à sua prioridade:
I. Sistema radicular profundo para facilitar a reciclagem dos nutrientes.
II. Elevada produção de massa seca foliar.
III. Elevada cobertura do solo, velocidade de crescimento, decomposição e reciclagem.
IV. Lento crescimento, garantindo maior tempo de cobertura do solo.
Quais estão corretas?
O número total de cátions trocáveis que um solo pode reter (a quantidade de sua carga negativa) é denominado de Capacidade de Troca (adsorção) Catiônica (CTC). Quanto maior a CTC de um solo, maior o número de cátions que esse solo pode reter. Portanto, a CTC é uma característica físico-química fundamental ao manejo adequado da fertilidade do solo. Sobre isso, está ilustrado na figura abaixo uma visão esquemática da CTC e suas implicações práticas nos distintos extremos.
Implicações práticas da CTC:
I. Nitrogênio e potássio lixiviam mais.
II. Menor quantidade de calcário é necessária para aumentar o pH.
III. Alta percentagem de areias e/ou baixo teor de M. O.
IV. Maior capacidade de retenção de nutrientes a uma certa profundidade.
V. Maior capacidade de retenção de umidade.
VI. Alta percentagem de argila e/ou alto teor de M. O.
VII. Menor capacidade de retenção de umidade.
VIII. Maior quantidade de calcário é necessária para aumentar o Ph.
Quais das implicações práticas descritas são expressões da CTC de 1 a 5 cmolc/dm³?
( ) A Lei nº 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), ao descrever os objetivos da PNMA, é taxativa ao estabelecer que apenas as atividades empresariais públicas serão exercidas em consonância com as diretrizes da PNMA. Portanto, as atividades empresariais privadas ficam excluídas dessa obrigação, pois o interesse público tem prevalência ante as questões ambientais.
( ) A PNMA, em seu Art.2º, tem por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental, buscando atender, entre outros, os seguintes princípios: ação governamental para manutenção do equilíbrio ecológico, planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais; incentivos ao estudo e à pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e preservação dos recursos ambientais; educação ambiental ao indivíduo e à comunidade.
( ) Considerando a importância que ganhou a questão ambiental no país, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabeleceu, em resolução, que os estudos necessários ao processo de licenciamento em todo o território brasileiro deverão ser realizados por profissionais legalmente habilitados às expensas da União.
( ) Em conformidade com a resolução do CONAMA, a análise e a avaliação dos valores dos parâmetros de qualidade de água serão realizadas pelo poder público, podendo ser utilizados laboratórios próprios, conveniados ou contratados, que deverão adotar os procedimentos de controle de qualidade analítica, necessários ao atendimento das condições exigíveis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Evitar o uso de equipamentos agrícolas que possam alterar a estrutura do solo (principalmente em solos mais suscetíveis à compactação). Não sendo possível evitar, procurar utilizar pneus mais finos, reduzindo assim a compactação.
( ) Para o controle da erosão no manejo de áreas declivosas, deve-se atentar para que haja o mínimo de mobilização do solo e sejam evitadas as curvas de nível.
( ) Preservar e aumentar os níveis de matéria orgânica presentes no solo através do uso de cobertura verde e manejo de restos culturais.
( ) Reformular o sistema de produção, priorizando a rotação de culturas, com o uso da técnica do plantio direto na palha.
( ) Durante o preparo do solo, procura-se provocar o máximo de desagregação e revolvimento do solo, necessário para facilitar o plantio e/ou semeadura, pois assim torna-se possível eliminar o acúmulo de matéria orgânica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: