Questões do concurso:
PM-MG - 2015 - PM-MG - 2015 - Analista, Especialista e Professor
limpar filtros
555 Questões de concurso encontradas
Página 37 de 111
Questões por página:
Questões por página:
A espacialidade complexa pode e deve ser enriquecida na perspectiva da re-ligação dos saberes escolares em sua interface com a sociedade e a natureza. Assim, os tópicos geográficos selecionados podem ganhar novos entendimentos em estudos interativos com a Física, a Química e a Biologia. Os novos entendimentos apontados no texto dizem respeito, especialmente a(o):
Ainda com relação as competências e habilidades, entre outras:
I. Diagnosticar problemas no espaço de vivência, elaborando intervenções e proposições solidárias para resolução de problemas; II. Saber se informar em fontes diferentes; III. Expressar resultados; IV. Argumentar com consistência teórica; V. Apontar contradições; VI. Identificar incoerências conceituais; VII. Manifestar preferências.
Das competências e habilidades relacionadas acima, a que apresenta mais clareza com o uso de gráficos, pode ser identificada na letra:
I. Diagnosticar problemas no espaço de vivência, elaborando intervenções e proposições solidárias para resolução de problemas; II. Saber se informar em fontes diferentes; III. Expressar resultados; IV. Argumentar com consistência teórica; V. Apontar contradições; VI. Identificar incoerências conceituais; VII. Manifestar preferências.
Das competências e habilidades relacionadas acima, a que apresenta mais clareza com o uso de gráficos, pode ser identificada na letra:
A construção das competências, isto é, das qualificações humanas amplas e múltiplas, têm caráter dinâmico e mobilizam ações representadas por habilidades. São elas, entre outras: representar, investigar, comunicar, explicar. Algumas competências são comuns a todas as disciplinas e ganham significado em Geografia, tais como:
I. Dominar diferentes linguagens, dentre elas, a cartográfica; II. Compreender processos naturais como terremotos e seca; III. Compreender processos culturais, como as manifestações religiosas dos povos muçulmanos ou o racismo; IV. Acompanhar a evolução dos processos tecnológicos, como os avanços da biotecnologia dos transgênicos;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para os fenômenos dos itens de I a IV.
I. Dominar diferentes linguagens, dentre elas, a cartográfica; II. Compreender processos naturais como terremotos e seca; III. Compreender processos culturais, como as manifestações religiosas dos povos muçulmanos ou o racismo; IV. Acompanhar a evolução dos processos tecnológicos, como os avanços da biotecnologia dos transgênicos;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para os fenômenos dos itens de I a IV.
As atitudes referem-se às manifestações dos valores em construção pelos alunos. Criam, também, situações educativas para o desenvolvimento de uma atitude problematizadora no educando e outras dimensões do ser cidadão em formação, tais como:
( ) Valorização de políticas públicas decididas pelo Estado, com acesso à cidadania e à qualidade de vida. ( ) Respeito à pluralidade cultural expressa nas manifestações do vestir, falar, festejar. ( ) Consumo com responsabilidade dos recursos naturais não renováveis, sem se preocupar com o desperdício dos bens pessoais e coletivos. ( ) Postura crítica diante do modelo mundial de degradação ambiental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Valorização de políticas públicas decididas pelo Estado, com acesso à cidadania e à qualidade de vida. ( ) Respeito à pluralidade cultural expressa nas manifestações do vestir, falar, festejar. ( ) Consumo com responsabilidade dos recursos naturais não renováveis, sem se preocupar com o desperdício dos bens pessoais e coletivos. ( ) Postura crítica diante do modelo mundial de degradação ambiental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os conteúdos procedimentais são instrumentos que deverão dotar os alunos de ferramentas de interpretação, análise e representação do espaço que os rodeia, dos territórios, das redes, das regiões. Destacamos entre eles os relacionados, com exceção da alternativa: