Questões do concurso:
PM-MG - 2015 - PM-MG - 2015 - Analista, Especialista e Professor
limpar filtros
555 Questões de concurso encontradas
Página 38 de 111
Questões por página:
Questões por página:
Qual é a nova lógica? Não existe uma escala geográfica proposta para cada semestre ou ano escolar. O que se propõe é evidenciar o global no local. Analise as alternativas.
I. A escala local é onde as experiências cotidianas são construídas e, junto com elas, as representações e imagens sempre renovadas, dada a nossa proximidade com a realidade. II. Em alguns tópicos, o foco recai sobre a escala nacional, tendo em vista a necessidade de compreender o espaço interligado em múltiplas redes. III. Além do nível da escala, a distribuição dos conteúdos envolve a seleção de fenômenos significativos da geografia, resignificação de conteúdos e a abordagem interdisciplinar dos conceitos.
I. A escala local é onde as experiências cotidianas são construídas e, junto com elas, as representações e imagens sempre renovadas, dada a nossa proximidade com a realidade. II. Em alguns tópicos, o foco recai sobre a escala nacional, tendo em vista a necessidade de compreender o espaço interligado em múltiplas redes. III. Além do nível da escala, a distribuição dos conteúdos envolve a seleção de fenômenos significativos da geografia, resignificação de conteúdos e a abordagem interdisciplinar dos conceitos.
Em síntese, para os professores participantes do Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP), o sentido de se ensinar Geografia fundamenta-se: I. Na apreensão da realidade sob o ponto de vista da espacialidade complexa; II. Na compreensão das práticas que sustentam o espaço geográfico como um espaço indissociável de objetos e ações; III. Na compreensão do papel e das possibilidades das práticas sociais na configuração do espaço geográfico, entendendo-o como produto de práticas espaciais; IV. Na possibilidade do estabelecimento de outras práticas espaciais como usuários do espaço e nas práticas cotidianas do lugar; V. Na construção da autonomia de pensar, no exercício do pensamento complexo e na busca de respostas para soluções de problemas locais, regionais e internacionais; VI. No desenvolvimento de um raciocínio geográfico complexo e, com ele, atitudes que sustentem uma nova lógica e uma nova ética ambiental e social; VII. Na compreensão da relação implícita entre lógica do consumo, consumismo e cidadania, formando atitudes e valores com vistas à construção de sociedades sustentáveis; VIII.Na compreensão da importância do desenvolvimento de habilidades relacionadas ao tratamento da informação, na reflexão e ação cotidiana do espaço globalizado.
Analise as proposições abaixo, identifique as verdadeiras (V) e as falsas (F) e depois marque a sequência correta.
I. A nova forma geográfica de pensar, desafiando a lógica formal e o mundo das certezas, ganha nova dimensão ao propor o desenvolvimento de habilidades de navegação em nível escalar. II. Como forma de explicar os fenômenos globalizados e seus processos, o espaço geográfico é um sistema indissociável de objetos e ações. I II. O sistema de ações é responsável pelas dinâmicas e práticas espaciais que se dão através dos objetos geográficos, que estão cada vez mais tecnificados. IV. Tais ações acabam por determinar uma certa ordem, sempre coerente com as necessidades de um lugar, pois muitas vezes se referem à escala de comando no qual elas se processam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. A nova forma geográfica de pensar, desafiando a lógica formal e o mundo das certezas, ganha nova dimensão ao propor o desenvolvimento de habilidades de navegação em nível escalar. II. Como forma de explicar os fenômenos globalizados e seus processos, o espaço geográfico é um sistema indissociável de objetos e ações. I II. O sistema de ações é responsável pelas dinâmicas e práticas espaciais que se dão através dos objetos geográficos, que estão cada vez mais tecnificados. IV. Tais ações acabam por determinar uma certa ordem, sempre coerente com as necessidades de um lugar, pois muitas vezes se referem à escala de comando no qual elas se processam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O ensino de geografia, assim como de outras disciplinas, contribui para o desenvolvimento da autonomia, da compreensão dos direitos, dos limites e das potencialidades da ciência e da tecnologia, bem como dos desdobramentos que tal desenvolvimento trouxe à construção das 42 espacialidades.
Marque a alternativa que está de acordo com o enunciado acima:
Marque a alternativa que está de acordo com o enunciado acima:
Vivemos, atualmente, uma espacialidade complexa, que é configurada pelo processo de mundialização da sociedade. Isso tem dificultado aos cidadãos uma compreensão crítica de suas práticas espaciais. No entanto, novas representações e imagens sobre essas práticas sociais são possíveis se aliarmos, ao desenvolvimento de dimensões da formação humana, a apreensão da realidade sob a ótica da espacialidade.
Com base no texto acima marque a alternativa incorreta.
Com base no texto acima marque a alternativa incorreta.