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A nova LDB e as leis que se sucederam trouxeram avanços significativos em termos de reconhecimento do Ensino Religioso como uma disciplina curricular normal no sistema de ensino, fazendo parte da formação básica, dando-lhe status, porém a sociedade continua dividida quanto à sua aceitação.
Porém, alguns ainda o defendem como ensino de uma Religião, e por isso encontram muitas resistências no seu desenvolvimento e percebe-se a resistência de alunos, professores e escolas em relação ao desenvolvimento das aulas de Ensino Religioso. Por falta de qualificação muitos desses educadores acabam ministrando aulas de forma catequética e confessional, criando um sentimento de rejeição por parte dos alunos. Ou as desenvolvem numa perspectiva moralista, propondo valores e princípios éticos a serem seguidos. Por outro lado, há um movimento significativo que reconhece o Ensino Religioso como um componente curricular que não pode ser ignorado no fazer educativo das escolas.
Analise e relacione as afirmativas a seguir:
I. Existe um patrimônio religioso que faz parte da cultura e da vida do ser humano e ninguém tem o direito de privatizá-lo nas instituições religiosas.
II. Todos têm direito de conhecer este patrimônio religioso que pertence à humanidade. Negar o acesso a ele é negar um dos aspectos centrais da vida humana que é a religiosidade.
Assinale a alternativa correta:
A Lei nº 9.475/97 revelou-se como um componente curricular dos currículos das escolas oficiais do Ensino Fundamental do Brasil. Na história do Ensino Religioso, no cenário brasileiro não se mediram esforços para refletir sobre a diversidade cultural e religiosa do país, com vistas a contribuir para o conhecimento e respeito das diferentes expressões religiosas advindas da elaboração cultural que compõe a sociedade brasileira, formando cidadãos multiculturalistas.
Esses documentos apontam que, na prática escolar, é importante considerar a diversidade cultural presente na sociedade, como uma forma de viabilizar o multiculturalismo, criar espaço democrático e dar lugar ao encontro e a convivência respeitosa entre a multiplicidade de culturas existentes nesse contexto.
Assinale a alternativa correta:
O currículo escolar possui dez áreas de conhecimento e deve ousar sair da cópia, da reprodução do conhecimento para experimentar novas combinações, soluções para os desafios e possibilidades que a realidade sugere a cada ser humano. Entra em cena a interdisciplinaridade que, segundo Japiassú (1976, p.74-75): “deverá ser procurada na negação e na superação das fronteiras disciplinares”. Dessa forma, O paradigma interdisciplinar:
[...]rompe não só com a ideia de um meio rígido ou amorfo, mas também com as visões simplificadoras que isolavam os seres de seu ambiente ou reduziam os seres ao seu ambiente. Este princípio tem um alcance universal: é válido para tudo quanto é vivo como para tudo quanto é humano. Ecologizar o nosso pensamento da vida, do homem, da sociedade, do espírito, faznos repudiar para sempre todo o conceito fechado, toda a definição autossuficiente, toda a coisa “em si”, toda a causalidade unidirecional, toda a determinação unívoca, toda a redução niveladora, toda a simplificação de princípio. (MORIN,1980, p.87-88).
As afirmativas seguintes expressam este paradigma interdisciplinar:
I. A escola, numa prática interdisciplinar, recupera o lugar da vida como ponto de partida e chegada. Na vida, a dimensão religiosa está conectada com as diversas e complexas áreas do conhecimento.
II. O ser humano, na sua experiência religiosa, transcende o paradigma fragmentador do sentido da vida.
Assinale a alternativa correta:
A UNESCO (2001) relata que a diversidade cultural cria um mundo rico e variado, o qual aumenta a gama de possibilidades de escolha que se oferecem a todos, nutre as capacidades e valores humanos e constitui um dos principais promotores do desenvolvimento, não somente em termos econômicos, mas também como meio de acesso a uma existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória. Tal diversidade cultural é tão necessária para o gênero humano quanto a diversidade biológica o é para a natureza. Constitui patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras. Por estas razões, torna-se indispensável em sociedades cada vez mais diversificadas, para garantir uma interação harmoniosa entre sujeitos e grupos com identidades culturais distintas. Quanto à aceitação e interação com a diversidade cultural:
Assinale a alternativa incorreta:
Há vários dispositivos na Constituição Federal e ainda o art.5º que explicita uma longa e detalhada lista de direitos e deveres individuais e coletivos. Entre eles há os princípios: que são concepções de mundo fundantes de um assunto; os fundamentos: que são as regras básicas que legitimam e autorizam a existência de uma organização e os objetivos: que são metas a serem atingidas e efetivadas. Tal conjunto de princípios, fundamentos e objetivos constitucionais dariam, por si sós, amplas condições para que as igrejas, os cultos, os sistemas filosófico-transcendentais possam, legitimamente, recrutar fiéis, manter crentes, manifestar convicções, ensinar seus princípios, fundamentos e objetivos e estimular práticas em seus próprios ambientes e locais, com a toda a liberdade e respeitadas todas as opções. Além disso, as igrejas dispõem de meios de comunicação de massa, redes de televisão ou programas religiosos em canais de difusão etc. (CURY,1993, p.185).
Assinale a alternativa que aponta corretamente essa legitimação constitucional do ensino religioso: