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Acerca dos encaminhamentos para a psicologia escolar e Educacional, analise os dois casos:
Caso 1: Um menino de 6 anos, aqui chamado C., foi encaminhado pela escola para um psicólogo, com as seguintes queixas: não faz a lição de casa nem em sala de aula; não para quieto na sala de aula; desafia a professora e ri quando ela fica irritada; perturba as meninas durante a aula e no recreio; desobedece na escola e em casa; inventa histórias e fala o dia inteiro, até mesmo quando está sozinho.
Caso 2: F. é um menino de 9 anos que possui as seguintes queixas escolares: vive no “mundo da lua”; não faz a lição de casa nem na escola; distrai-se com qualquer coisa; é “bonzinho” e todos se preocupam, pois não consegue aprender; mesmo quando estuda, na hora da prova esquece tudo e acaba tirando notas baixas.
Comissão de Psicologia e Educação do CRP-RJ (Org.). Conversações em Psicologia e Educação.Rio de Janeiro: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro,2016. p.13.
Das possíveis problematizações referentes ao encaminhamento ao setor de psicologia nas escolas, a/o psicóloga/o escolar/educacional deve considerar que
I. ela/e tende a compreender o fenômeno do fracasso escolar como algo da ordem do psiquê do indivíduo, desconsiderando o contexto escolar na compreensão do fenômeno;
II. o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode ser diagnosticado por um médico especialista na área da neurologia, a partir de exames clínicos;
III. a bula do medicamento mais utilizado para o tratamento de TDAH, o cloridrato de mitilfenidato, recomenda que as crianças passem um período sem o medicamento, especialmente, durante as férias escolares;
IV. atualmente, nas escolas, apenas os alunos diagnosticados, a partir de exames físicos e laboratoriais, são tratados como crianças com transtornos neurológicos.
verifica-se que estão corretas apenas
I. Tira do docente o protagonismo do processo educacional, deslocando-o para o aluno. II. O ambiente educacional passa a ser decisivo no processo ensino/aprendizagem. III. A base do método de Montessori é a experimentação e a heteronomia como motores propulsores do aprendizado do indivíduo.
verifica-se que está/ão correta/s
I. Pensamento. II. Sentimento. III. Sensação. IV. Intuição.
verifica-se que está/ão correta/s, de acordo com a teoria de Jung,
I. Com o advento do DSM-V e a consolidação da nomeação em série e em larga escala do sofrimento psíquico, a saúde mental assume um novo contorno no cenário atual, uma vez que se instala, de modo significativo, um processo de patologização da existência que culmina com a chamada medicalização da vida, na qual qualquer desvio da ordem estipulada socialmente se torna passível de medicação. II. Com o advento do DSM-V o foco deixa de ser o discurso biologizante que privilegia descrições especificadas de fenômenos objetivos, trazendo um empobrecimento à lógica diagnóstica, para ancorar-se numa posição que privilegia a escuta do sujeito em sofrimento e, portanto, considera fundamental o saber que este tem sobre si mesmo, para a busca do diagnóstico. III. Os avanços e os detalhamentos das descrições psicodiagnósticas do DSM-V e o aumento de classes e de categorias diagnósticas parecem influenciar a expansão das indústrias farmacêuticas – ao passo que poderíamos nos perguntar se não seria a própria indústria que influencia as categorias do novo DSM – que se tornaram as novas detentoras do poder controlador do sofrimento psíquico da população, do mal-estar da sociedade e da veiculação midiática.
verifica-se que está/ão correta/s