Questões do concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP - 2023 - Concurso Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP - 2022 - Edital nº 1
limpar filtros
291 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 59
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Psicologia
Mariotto (2009) afirma que, para Spitz, a mãe, por sua simples presença, atua como estímulo para as respostas do bebê, age como “provocadora” e representa um agente de mudanças e oportunidades para o desenvolvimento da criança pequena. Ao mesmo tempo, as manifestações do bebê interferem na conduta da mãe. A esse intercâmbio mútuo o autor deu o nome de processo de
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Segundo o documento “Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, (2010), o acesso à educação tem início na educação infantil, na qual se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e desenvolvimento global do aluno. Nessa etapa, o atendimento educacional especializado para alunos de 0 a 3 anos se expressa por meio de
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Em relação à perspectiva inclusiva, o documento “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. A Escola Comum Inclusiva” (2010) afirma que a escola comum se torna inclusiva quando
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Vygotsky (2001) afirma que a interação entre aprendizado e desenvolvimento é estudada por diversos autores em uma infinidade de teorias. Contudo, o autor tem sua própria hipótese, na qual pressupõe-se que:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Para Vygotsky (1999), em relação ao desenvolvimento infantil, “Como no caso da memória e da atenção, a inclusão de signos na percepção temporal não leva a um simples alongamento da operação no tempo; mais do que isso, cria as condições para o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado, presente e futuro. Esse sistema psicológico emergente na criança engloba, agora, duas novas funções”: