Questões do concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP - 2023 - Concurso Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP - 2022 - Edital nº 1
limpar filtros
291 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 59
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Taille (1992) apresenta conceito de Piaget que diz “não é o eu enquanto diferente de outros eus e refratário à socialização, mas é o indivíduo se submetendo voluntariamente às normas de reciprocidade e universalidade. Como tal [...] constitui o produto mais refinado da socialização.” Trata-se de conceito denominado por Piaget de:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Psicologia
Ao discorrerem sobre a avaliação de crianças, Moysés e Collares (1997) afirmam que, através dos testes de inteligência, a Psicologia dá visibilidade a seus alicerces no pensamento clínico, pela necessidade de abstrair o sujeito, silenciando-o, para conseguir apor sobre ele seu “olhar clínico”. Nesse sentido, as autoras afirmam que é necessário que o processo avaliativo da criança
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Psicologia
Do ponto de vista de Meira (2012), a medicalização na educação constitui-se em um desdobramento inevitável do processo de patologização dos problemas educacionais, o que tem
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Meira (2012) discorre sobre o fato de que “o social não apenas ‘interage’ com o biológico, ele é capaz de criar novos sistemas funcionais que engendram novas formas superiores de atividade consciente”. Citando Vygotsky, a autora aponta que é preciso compreender o desenvolvimento humano como
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
Patto (em MACHADO; LERNER; FONSECA,2017) reflete sobre uma visão crítica da avaliação psicológica realizada na e para as questões escolares. A autora aponta a presença de estereótipos e preconceitos com relação às classes populares na escola pública, o que acaba por influenciar a prática dos profissionais e, por conseguinte, os processos avaliativos. Para a autora, trata-se de justificativa equivocada, denominada por teoria da: